A equipa da BE/CRE da Escola Secundária de Palmela este ano envolveu-se, pela primeira vez, no projeto “Miúdos a Votos”, com o objetivo de levar os alunos desta escola a vivenciarem o ato eleitoral, em todas as suas fases.
No contexto do desenvolvimento deste concurso, foi feito o apelo aos alunos para a sua participação neste projeto promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e VISÃO Júnior, foram publicitadas as listas das obras votadas a nível nacional e adquiridos os títulos dos livros que não existiam na Biblioteca. Foi enviada informação sobre a campanha eleitoral dos títulos dos livros em votação, que terminou no passado dia 6 de março. Foram tomadas as devidas diligências para a impressão dos cartazes, boletins de voto e angariação das urnas, tudo para que as eleições pudessem ser realizadas no dia 8 de março. No entanto, devido ao facto de a escola ter estado fechada nessa data, assim como muitas outras, devido à greve dos profissionais da educação e de acordo com o parecer da Comissão Nacional de Eleições, a votação foi adiada para o dia 12 de março de 2024.
Assim, no dia 12 de março, entre as 9 e as 17 horas, foi possível aos alunos do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) deslocarem-se à Biblioteca e exercerem o seu direito de voto, escolhendo os seus livros preferidos. Tal como previsto no regulamento e terminado o dia das eleições, a equipa da BE/CRE entrou na fase de escrutínio. Contabilizou e registou os votos, por cada nível de ensino e procedeu ao preenchimento dos formulários a submeter para a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A divulgação dos resultados Eleitorais Nacionais ocorrerá entre os meses de maio e junho.
Tudo aconteceu conforme foi planificado pela equipa da BE/CRE. O que não estava previsto, foi que a participação dos alunos nesta iniciativa tivesse sido quase nula, pois só participaram no ato eleitoral 29 alunos: 27 alunos do EB e 2 alunos do ES. Os 27 alunos do EB que exerceram o direito de voto são todos da mesma turma, 7.º C, e foram acompanhados pela sua Diretora de Turma, a professora de Físico-Química. Dos alunos do ES votaram, um pertencia ao 10.º D e o outro era do 11.º G.
A apresentação dos resultados eleitorais apurados a nível nacional será feita numa cerimónia pública, em data e local a anunciar e a festa final conta com a participação das escolas envolvidas neste projeto.
Na tentativa de fazermos a avaliação da experiência neste projeto, e apesar de lamentarmos a sua fraca expressão face ao universo de alunos da escola, apraz-nos dizer, que de entre os aspetos positivos podemos evidenciar: o facto dos alunos intervenientes terem tido uma oportunidade única de vivenciar um processo eleitoral de acordo com as regras da Comissão Nacional de Eleições; a sensibilização dos para o cumprimento do dever cívico de “votar”; e o ensejo de a Biblioteca ter beneficiado com a disponibilização de 32 novos livros adquiridos pela escola, para este projeto, o que proporcionou aos alunos o conhecimento sobre um conjunto de 12 novos títulos de livros, os quais estão a ser muito requisitados para leitura domiciliária.
Apostemos na formação cívica dos nossos alunos!
P’la Equipa da BE/CRE,
A professora bibliotecária, Maria José Ribeiro
Clique nas imagens para ampliar