CONCURSO “MIÚDOS A VOTOS: quais os livros mais fixes?”

INFORMA-TE PARA PODERES PARTICIPAR!

Miúdos a votos logo

Está a decorrer a nível nacional para os alunos de todos os níveis de ensino, e a Escola Secundária de Palmela está a participar no concurso “MIÚDOS A VOTOS”, organizado pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Pordata.

Nesta escola, esta ação está a ser promovida pela Biblioteca Escolar e a inscrição foi feita de modo a permitir a participação de todos os alunos: Ensino Básico e Ensino Secundário, bastando para esse efeito que neste momento os alunos preencham um simples formulário eletrónico (que demora 1 minuto a responder), onde indicam o título do livro seu preferido, o autor/autores do livro, o nome completo da sua escola e selecionam o ano de escolaridade que frequentam, e, no final, clicam em “Enviar”. Para acederem ao questionário devem abrir o Regulamento do concurso que se anexa a esta notícia, na página 2, 2.ª fase “ESCOLHA DOS LIVROS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES NACIONAIS” e “clicar” no link “através deste formulário”, respondendo até ao dia 10 de novembro. Cada aluno só poderá indicar um único livro como candidato e essa escolha deve ser individual e livre, podendo optar por qualquer tipo de livro: prosa, poesia, banda desenhada, teatro.

Mais tarde, os livros que vão figurar nos boletins de voto para as eleições nacionais serão aqueles que reunirem maior número de nomeações e que estejam publicados em Portugal. A partir de todos os títulos indicados pelos alunos, e com o apoio da Pordata, será constituída a lista final nacional, por cada ciclo/nível de ensino, que será revelada até 4 de dezembro de 2023, na VISÃO Júnior e no portal da RBE.

O projeto "Miúdos a votos" é um concurso no qual os alunos vão aprender e perceber todo o processo de uma eleição, neste caso de um livro, mas homónimo a um processo eleitoral quer de um Presidente da República, quer de um Primeiro Ministro, por isso, apelamos à participação dos alunos neste concurso que tem como objetivos: 1. Envolver os alunos em processos democráticos de decisão; 2. Promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura; 3. Capacitar os alunos para o uso crítico e responsável dos média, recomendando que procedam à leitura do Regulamento do concurso, e, caso surja alguma dúvida, podem e devem recorrer aos elementos da Equipa da Biblioteca (presencialmente, junto da docente Ana Maria Maroto) ou colocá-la através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para além do Regulamento, podem ainda tomar conhecimento da calendarização global.

CONTAMOS CONVOSCO!!!
PODEM TAMBÉM CONTAR CONNOSCO!!!