Prémios

No passado ano letivo, o Clube de Desporto Escolar da ESP desenvolveu as habituais e sempre muito participadas atividades internas, com torneios inter-turmas de Futsal, Andebol, Voleibol, Basquetebol, Boccia, Atletismo e Orientação. Para além disto, a escola participou na fase externa dos Jogos Desportivos Escolares, no Corta-Mato distrital e no Basquetebol 3x3 do Desporto Escolar.

Organizámos diversas atividades em parceria com o DE, no âmbito das quais recebemos centenas de alunos de escolas da Península de Setúbal e de toda região de Lisboa e Vale do Tejo, com particular destaque para a fase local da Taça DE e 2 etapas do Circuito Regional de Orientação.

Contudo, a maior visibilidade que a ESP obteve adveio-lhe dos excelentes resultados obtidos pelas equipas de Desporto Escolar que treinaram regularmente durante a semana e competiram ao fim-de-semana. Efetivamente, a escola obteve resultados de excelência em 6 diferentes modalidades, o que se torna tão mais relevante quanto se conhecem as deficitárias condições em que alunos e professores desenvolvem o seu trabalho nas aulas de EF e treinos de DE.

Começando pelas modalidades individuais, em BTT-XCO a aluna Íris Chagas obteve excelentes resultados nas fases local e regional, logrando apurar-se para o campeonato nacional em Braga onde viria a bater toda a concorrência e, assim, sagrar-se campeão nacional de iniciados.

Também João Madaleno, na modalidade de Ténis de Mesa, registou nas fases local e regional resultados que lhe conferiram o passaporte para o campeonato nacional de juvenis, este realizado em Viseu. Nesta prova, em que competiu contra os melhores atletas do país, João Madaleno viria a alcançar um prestigiante 10º lugar e conquistar, desta maneira, um lugar no top-10 nacional.

Já na Orientação, modalidade que em 2018 não teve fase nacional, o destaque vai para Carolina Tacão que se sagrou campeã distrital de juvenis, e para Diana Carvalho que alcançou o título regional no escalão de infantis.

Passando às modalidades coletivas, o principal destaque vai, necessariamente, para a equipa de iniciados masculinos de Futsal que se sagrou brilhantemente campeão distrital e se apurou, por conseguinte, para o campeonato regional. Nesta competição a equipa da escola alcançou um excelente lugar de pódio, ao classificar-se em terceiro lugar.

Já a equipa de Boccia venceu com grande superioridade todos os jogos que disputou na fase distrital, o que lhe conferiu também, pela primeira vez, o título de campeã distrital. No campeonato regional viria a obter um 5º lugar final.

Voltando ao Futsal, mas desta feita ao escalão de juvenis masculinos, referência para o título de vice-campeão distrital alcançado pela ESP.

Passado ao Basquetebol, sublinhe-se o prestigiante lugar de pódio na competição distrital por parte da equipa de juvenis femininos, ao alcançar o 3º lugar.

No corrente ano letivo mantém-se as equipas de Futsal masculino nos escalões iniciado e juvenil, as equipas de Basquetebol juvenis masculinos e femininos, a equipa de Boccia, a equipa de Orientação, a equipa de Dança (Atividades Rítmicas Expressivas) e a equipa de BTT-XCO. O grande destaque vai para o aumento da oferta no setor feminino, com a criação de uma equipa de Futsal no escalão juvenis femininos. Os treinos estão a começar... e se queres fazer parte destas equipas, praticar o teu desporto favorito ou experimentar novas modalidades, e representar a tua escola nas competições escolares, só tens que procurar o teu professor de EF. Os professores/treinadores estão à tua espera e há espaço para todos os interessados.