Em 29 de abril, foi o momento principal, tendo sido tema de destaque a guerra colonial, em sessão realizada no auditório, assegurada por alguns professores e por alunos das turmas de 7º ano (Cidadania e Desenvolvimento), 10º E, 10º TAR, 11º E e 11º TAR-C, que foram responsáveis por momentos de dança, de leitura de poesia e de recolha de testemunhos junto de familiares para um documentário em vídeo sobre memórias do 25 de Abril.
Na sessão de debate, estiveram presentes: António Correia, ex-padre e antigo professor da ESP; Maria Alice Samara, historiadora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa, com vasta obra publicada sobre a contemporaneidade portuguesa; Carlos Matos Gomes, militar e autor de obra historiográfica (sobre a guerra colonial e sobre a Grande Guerra) e literária (que assina sob o pseudónimo de Carlos Vale Ferraz); Adilo Costa (vereador da Câmara Municipal de Palmela).
A guerra colonial foi abordada na perspetiva das memórias e do sofrimento social, na dimensão histórica e militar, numa pluralidade de leituras de que ficaram lições intensas. Como referiu Carlos Matos Gomes, “em todas as guerras se sabe como é o seu começo, mas ignora-se como vai ser o seu desenvolvimento e o seu desfecho”.
A sessão terminou com um grupo de alunas que frequentam o Conservatório de Palmela a interpretar as canções “Vejam bem” e “Grândola Vila Morena”, com arranjos do professor José Condinho.


















