O projeto “Papel por alimentos” desenvolve-se, há alguns anos, na ESPalmela através da Biblioteca Escolar e em parceria com a Rede Municipal das Bibliotecas Escolares e o Banco Alimentar contra a fome. É um projeto plurianual e de continuidade que pretende trocar o papel, que a escola recolhe, por dinheiro, que servirá para adquirir bens alimentares e consequentemente ajudar as pessoas e as famílias mais carenciadas. É um projeto cívico e solidário que fomenta a consciência de todos termos um papel importante na sustentabilidade do planeta e na sociedade em geral. Cada tonelada de papel entregue será convertido em 100.00€ de comida. Aquilo que parecia já não ter qualquer utilidade, poderá vir a ter um papel importante.
Este ano letivo, a Biblioteca escolheu o projeto "Papel por alimentos" para atingir melhores resultados, quer ao nível de uma maior colaboração de toda a comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais, administrativos, encarregados de educação, familiares e amigos) como ao nível da quantidade/peso do papel alcançado, pois quantos mais bens conseguidos, mais famílias serão ajudadas.
Assim, durante o 1.º período, o projeto desenvolveu-se em várias fases e a saber:
- Deu-se conhecimento do supracitado projeto à comunidade educativa através de um cartaz colocado em vários pontos da escola e difundiu-se a informação também nas redes de comunicação da Biblioteca (Facebook, Instagram, E-mail e Portal);
- Definiu-se o espaço destinado à recolha e armazenamento, dando-lhe maior destaque e cor;
- Colocou-se o papel em sacos;
- Pesou-se cada saco;
- Colocou-se os sacos na zona de armazenamento, prontos a serem recolhidos pela CMP em 13/12/2023.
Os cinco passos, que acabámos de referir, já deram frutos! Recolhemos 132,4 Kg de papel!
O projeto continua durante os próximos períodos letivos. Vamos todos colaborar para que consigamos atingir uma tonelada de papel usado. Entreguem, na BE/CRE, cadernos, manuais antigos, jornais, revistas, panfletos e fotocópias de que já não precisem.
As famílias carenciadas e o planeta Terra agradecem.
Muito obrigada a todos os que participaram e um agradecimento muito especial ao nosso aluno Gil Costa pela sua colaboração e dedicação.
P'la equipa da BE/CRE
SaraMB