Foi nosso objetivo primordial incentivar e promover o gosto pela leitura, junto do universo escolar, sempre numa tentativa de elevar os níveis de literacia dos alunos e de promover a festa da leitura e do prazer de ler, recorrendo a atividades ligadas à escrita, à leitura, ao desenvolvimento de competências diversificadas e à criação de momentos de reflexão em torno de questões inseparáveis da universalidade da palavra e do entendimento entre os povos, preconizando, paralelamente, a articulação com os projetos em curso “Ler+ @doça a vida”, “Voluntários da Leitura” e “À descoberta de Palmela”.

As diversas iniciativas, que tiveram lugar durante a Semana da Leitura, envolveram alunos e professores de diferentes ciclos de ensino e foram bastante diversificadas, e reuniram um total de 172 elementos, a saber: 143 alunos; 28 professores e 1 outro (elemento da BM de Palmela).

  • A “Maratona d’os Lusíadas”, orientada pela docente da Equipa da BE/CRE, Maria do Céu Couto, e enquadrada no projeto Voluntários da Leitura, ocorreu na Biblioteca e proporcionou a leitura em voz alta, sequenciada, por turmas do 9º ano, dando voz às palavras de Camões. Foi dinamizada na Biblioteca da Escola, durante toda a tarde do dia 9, tendo ultrapassado as nossas expectativas, quer quanto ao empenho demonstrado pelos alunos das turmas 9º B,C,D e E, quer em termos da cooperação de vários professores numa mesma atividade, Ana Maroto, João Ribeiro, Maria do Céu Couto e Teresa Leal. Esta ação contou com um total de 94 elementos: 81 alunos e 13 professores.
  • A “Leitura Expressiva” da obra O cavaleiro da Dinamarca, foi realizada magnificamente pelos alunos da turma 7º D, sob a coordenação da docente Ermelinda Machete. Ocorreu na Biblioteca, no dia 10, pela manhã, e dignificou o autor e a sua obra, tendo contado com a presença de 30 elementos: 26 alunos e 4 professores.
  • A “Leitura de imagens” sobre a temática Arrábida e sustentabilidade, orientada pela docente Vera Berrones, que teve lugar no dia 10, de tarde, possibilitou uma aula onde os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Comércio deram aso à sua criatividade, através da pintura de telas, tendo como ponto de partida uma fotografia da Arrábida, enquadrando-se, assim, nos projetos escolares e concelhios “Ler+ @doça a vida” e “À descoberta de Palmela”. Este encontro entre o património local e a arte contabilizou um total de 8 participantes: 4 alunos, 3 professores e 1 elemento da Biblioteca Municipal de Palmela.
  • A sessão de “Leitura d’O Principezinho” pelo aluno Bernardo Silva, do 10º E, para a turma B, do 7º ano, teve como proponentes as professoras Isabel Araújo e Maria do Céu Couto. Decorreu no dia 12, de manhã, na Biblioteca, e consistiu na leitura do capítulo do Geógrafo, por um aluno da Educação Especial, o que fez desta sessão um momento único de promoção para a leitura e para o fortalecimento de uma escola inclusiva. Esta atividade contou com a presença de 22 participantes: 18 alunos e 4 professores.
  • Por último, a atividade “Sotaques”, dirigida aos alunos de PLNM (Português Língua Não Materna), foi dirigida pela docente Dinora Ferreira e possibilitou a leitura de textos poéticos, em diversos idiomas, por alunos das turmas 10ºE, 10ºG, 11º TAR e 11ºGPSI, terminando com a reflexão da importância do domínio das línguas, na sociedade atual. Esta iniciativa aconteceu também na Biblioteca, no dia 12, de manhã e registou a presença de 18 participantes: 14 alunos e 4 professores.

Por todas estas evidências, podemos congratular-nos pelo sucesso desta ação, plural e multifacetada, o qual seria inatingível sem o empenho e a colaboração de todos os intervenientes, restando-nos, todavia, uma certa amargura e desilusão pelo facto da Semana da Leitura não ter sido concretizada, na íntegra, tal como havia sido programada, restando por desenvolver 6 sessões de grande impacto, nomeadamente: “A hora do conto”; “A sessão de Psicologia”; “O encontro com o escritor André Fernandes”; “A apresentação do livro “A indústria das conservas de peixe em Setúbal”, pelo Dr. Alberto Pereira; “A sessão de poesia” com a autora convidada Graça Costa e a “Palestra com a escritora Sandra Carvalho”, tendo todos estes convidados mostrado a sua disponibilidade, para levarem a cabo as propostas que foram calendarizadas, logo que esta situação fosse ultrapassada.

Os nossos agradecimentos aos alunos que colaboraram nestas atividades e a todos os professores que estabeleceram parcerias e colaboraram na organização e dinamização destas atividades, aos funcionários da Escola, aos convidados e a todos os restantes elementos que tão carinhosamente participaram neste evento, esperando continuar a contar com o contributo de todos para que a Semana da Leitura seja sempre melhor e desejando que o evento tenha sido do vosso total agrado!

P’la Equipa da BE/CRE, Maria José Ribeiro

 

12 3 M Princ IA 7B10 3 T VB Al 11COM12 3 M Sot DF MCV PLNM

10 3 M EM dest 7D9 3 T TL 9D

Clique nas imagens para ampliar