SECUNDÁRIA DE PALMELA VAI RECEBER A TOCHA DA PAZ

A nossa Escola vai receber a Tocha da Paz na tarde de segunda-feira, 9 de fevereiro, durante um quarto de hora, com pequena cerimónia de evocação a propósito da sua simbologia – os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, bem como igual tempo sobre a libertação dos prisioneiros dos campos de concentração.Tocha
A Tocha da Paz, iniciativa da FIR (Federação Internacional de Resistentes), começou, com a colaboração da URAP (União dos Resistentes e Antifascistas Portugueses), a circular em Portugal em 29 de janeiro, com percurso iniciado no Porto e itinerário marcado para Aveiro, Moita, Peniche, Grândola, Loures, Alhandra, Barreiro, Seixal, Setúbal, Almada e Lisboa, onde, em 12 de fevereiro, se concluirá o trajeto. Esta forma de assinalar a memória já percorreu países como Bulgária, Macedónia, Hungria, Itália, Vaticano (tendo sido abençoada pelo Papa Francisco) e Israel e vai ainda passar por Espanha, Áustria, República Checa e Grécia, antes de terminar o périplo em Berlim, em maio de 2015.
A Tocha da Paz vai estar no concelho de Palmela no dia 9, marcando presença em três locais: na Autoeuropa (15h00), na Escola Secundária de Palmela (16h15) e em Pinhal Novo, numa sessão com reformados (17h15). Na nossa Escola, a iniciativa vai contar com a colaboração de alunos do 7º A e do 11º G.
Sendo um momento importante para a preservação da memória e para a consciência cívica de todos, fica o convite para participação no tempo de 15 minutos que a visita da Tocha da Paz demorará.