TorneioBocciaO passado dia 8 de novembro, sábado, marcou o início da corrente época no que ao quadro competitivo de Boccia do Desporto Escolar diz respeito. O Torneio de Abertura teve lugar na EB23 Dr. António Augusto Louro e a Escola Secundária de Palmela participou com uma equipa e um individual.

 

A grande novidade desta época é a abertura do grupo/equipa para além dos muros da escola, passando a ESP a trabalhar em articulação com o AE de Palmela nesta importante valência desportiva, mais concretamente com a EB23 Hermenegildo Capelo onde se encontra colocada este ano a profª Antonieta Freitas. A profª Antonieta, do ensino especial, esteve o ano passado na ESP e teve papel de grande destaque na colaboração com o Clube de Desporto Escolar no desenvolvimento e consolidação do grupo/Equipa de Boccia que tão boa conta deu de si nas competições ao longo do ano. Dado o reconhecido impacto desta atividade nos alunos que integraram o projeto, desde cedo este ano as duas escolas iniciaram o processo de articulação com vista ao alargamento da atividade à EB23 H. Capelo. Fruto desta articulação, que será oportunamente formalizada através de protocolo, o Grupo/Equipa da ESP integrará este ano alunos daquela escola como, de resto, já se verificou neste Torneio de Abertura.ATT00004

 

Voltando ao torneio, a equipa da ESP era constituída por Raquel Melo, Teresa Rodrigues, Branca Fidalgo e Beatriz Bastos, que competiram coletivamente na divisão E2. A equipa levou de vencida os dois primeiros encontros, com a EB23 de Azeitão e EB23 Vale da Amoreira. Ao terceiro jogo a ESP defrontou a EB23 Luísa Todi numa partida bastante disputada, onde o marcador foi sofrendo diversas alterações. No último parcial a ESP conseguiu alguma vantagem, mas que viria a ser anulada mesmo no final do encontro e acabou por perder o jogo pela margem mínima. No último encontro a equipa encontrou a ES de Alcochete, que contava por vitórias todos os jogos realizados. Com exibição extremamente segura a ESP venceu o jogo de forma clara, tendo chegado ao final da competição no primeiro lugar com o mesmo número de pontos da escola de Alcochete. Aplicados os critérios de desempate, a vitória acabaria por ser atribuída a Alcochete, com a equipa da ESP a posicionar-se num excelente segundo lugar e a dar assim sequência à magnifica carreira assinada na época passada.

ATT00001

Entretanto, o jovem Pedro Cadimas, na categoria I-2 (atletas em cadeira de rodas – competição individual), defrontou um colega da EB23 de Bocage que, dada a sua maior experiência acabou por se superiorizar com alguma naturalidade ao atleta que representava a ESP. Com a continuação do processo de treino, certamente outros resultados surgirão.

A próxima competição terá lugar no dia 6 de dezembro mas, antes disso, no dia 3 de dezembro, a equipa da ESP desloca-se à EB23 H. Capelo para dinamizar uma ação de dinamização e promoção da modalidade junto desta comunidade.

Tu também podes fazer parte desta equipa ganhadora e praticar uma modalidade que é aberta a todos. Consulta os horários e locais de treino ou informa-te com o teu professor de EF e vem experimentar. Vais gostar.