O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Uma vez mais, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!

Nesta edição de 2025 do OPE, mantém-se a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar.

A calendarização é a seguinte:

- a partir de 31 de março – divulgação pública dos procedimentos e prazos para a apresentação de propostas;

- 29 de abril – reunião entre o professor coordenador da medida e os proponentes das várias propostas;

- até 05 de maio – desenvolvimento e apresentação das propostas (modelo disponível na Direção ou no gabinete da Encarregada dos Assistentes Operacionais, D.ª Carla Sá) a ser levantado a partir de 31 de março);

- até 09 de maio – divulgação e debate das propostas;

- 16 de maio – votação das propostas (funcionamento da mesa eleitoral entre as 10h00 e as 17h30).

aviso