cover boccia

O Desporto Escolar é um projeto de complemento curricular, de oferta universal e com carácter voluntário para os alunos, sendo, na ESP, o projeto mais antigo em funcionamento, presente na vida de escola, de forma ininterrupta, desde 1997, embora já tivesse havido experiências anteriores.

Tem como missão estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa, pondo em jogo potencialidades físicas e psicológicas que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, assumindo-se com espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, como a responsabilidade, espírito de equipa, disciplina, tolerância, perseverança, humanismo, respeito, solidariedade, dedicação e coragem.

O Clube de Desporto Escolar da ESP tem oferta variada, de carácter pontual e regular, inserindo-se, neste segundo âmbito, os grupos/equipas, que treinam regularmente durante a semana e participam em encontros/competições escolares, em fases que podem ir da local à internacional. Habitualmente, a oferta regular na ESP dirige-se às modalidades de Basquetebol, Boccia, BTT, Futsal, Orientação e Softebol, num total de 10 equipas em funcionamento regular semanal.

Entre diversos casos de grande sucesso, o Boccia tem tido, de há vários anos a esta parte, um papel de assinalável relevância na integração, pelo Desporto, de várias gerações de alunos, que encontraram, no Desporto Escolar e nesta modalidade, terreno fértil para a expressão das suas capacidades e desenvolvimento das competências atrás referidas. Com um grupo de 13 alunos em prática regular, distribuídas por 6 horas semanais de treino, a que cada um comparece em função das respetivas possibilidades de horário, o Boccia tem obtido assinaláveis sucessos, desde logo, no desenvolvimento pessoal dos alunos que se dedicam à modalidade, secundado por não menos importantes sucessos desportivos.

Tendo vencido todas as competições em que participa, na fase local do Desporto Escolar (Península de Setubal) e nos Jogos do Futuro, desde 2017, o ano corrente não foi exceção. A ESP apurou, na fase interconcelhia, 3 equipas para o torneio final, no qual se sagrou, pela terceira vez consecutiva, campeã da fase local, o que lhe conferiu o direito de representar a Península de Setúbal no Campeonato Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Nesta prova, disputada em Almeirim no passado mês de maio, a equipa da ESP alcançou vitórias sobre todos os adversários, conquistando, assim, o título de Campeã Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Destaque, neste evento e para além da vertente meramente competitiva, para o facto de ter sido exibido, pelo árbitro principal do torneio, à equipa da ESP, o cartão branco, importante distinção promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, por excepcionais comportamentos e ações de fair-play e desportivismo.

O próximo passo será a participação no Campeonato Nacional, no final deste mês, no Algarve, onde encontrará as equipas campeãs do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, bem como, eventualmente, também dos Açores e Madeira.

Para além destes sucessos, referência ainda para o facto de quatro alunos terem concluído, com êxito, o nível II do curso de árbitros no âmbito do Plano Nacional de Formação de Juízes/Árbitros do Desporto Escolar, tendo uma das nossas alunas sido selecionada para arbitrar a final distrital e um outro aluno sido um dos 4 selecionados, em toda a Península de Setúbal, para frequentar o nível III, em Lisboa, o que fez com sucesso.

No contexto interno e para além de dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito, o Boccia na ESP persegue como objetivo o conseguir chegar a mais alunos que, independentemente da sua condição, possam encontrar nesta modalidade, que tanto interesse desperta em quem a experimenta, um espaço no qual possam praticar regularmente desporto, conviver, competir, representar a sua escola e desenvolver competências pessoais e sociais que tão importantes serão, na vida presente e futura. Por isso, se estás a ler esta notícia e se já experimentaste ou ficaste com curiosidade em experimentar, fala com o teu professor de Educação Física e fica atento, no próximo ano letivo, para que possas atempadamente manifestar o teu interesse e garantir, desta forma, que terás um horário adequado para ti... e para um amigo que vais trazer contigo!