Com o objetivo de promover a criatividade no campo da poesia e de divulgar a obra da poetisa e musicóloga Maria Adelaide Rosado Pinto, natural de Setúbal, a Associação Casa da Poesia de Setúbal, em colaboração com a família Rosado Pinto, decidiu promover a 2.ª edição do Prémio de Poesia “Jovens Poetas”, em sua homenagem. Esta iniciativa conta com a parceria da União de Freguesias de Setúbal.

De acordo com o respetivo regulamento (que se apresenta), cada concorrente pode participar com uma única obra e o concurso está organizado em 2 escalões:

  • Escalão 1: autores dos 10 aos 14 anos;
  • Escalão 2: autores dos 15 aos 18 anos.

Os textos a concurso têm tema livre e devem ser redigidos em letra do tipo “times new roman” ou equivalente, tamanho 12, e devem ser enviados em formato “pdf”, por email, até ao dia 15 de abril de 2024, com a indicação de II PRÉMIO DE POESIA “JOVENS POETAS” MARIA ADELAIDE ROSADO PINTO para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Como se pode constatar no regulamento apresentado, os prémios são aliciantes e no email de envio dos trabalhos a concurso deverá constar, em ficheiro separado, alguns dados necessários ao contacto com os concorrentes:

  • o nome completo;
  • o pseudónimo utilizado;
  • a morada e o telefone de contacto;
  • o email;
  • o número do documento de identificação (preferencialmente do cartão de cidadão);
  • uma declaração que garanta que a obra é inédita e original.

Em ambos os escalões, às obras distinguidas com o 1.º, 2.º e 3.º prémios, serão atribuídos, respetivamente, os valores de 250,00; 150,00 e 100,00 euros e serão entregues durante o mês de junho de 2024, em cerimónia pública, em local a designar.

Participem!

A Equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro

2 concurso de poesia jovens poetas 2024

Regulamento