Ler não é o ato automático de passar os olhos pelas linhas imprecisas ou reconhecer superficialmente as palavras que constituem o texto. Ler terá de ter em conta determinados elementos que tornam diferente o ato da leitura quer de textos literários quer de caráter científico ou técnico e a escola deve ser foco de promoção leitora. Deve-se mesmo pensar a escola inserida na sociedade como uma força produtiva e produtora de leitura. Nesta ótica, a teoria da leitura está eminentemente inserida num reflexo mais alargado na sociedade contemporânea. A escola é um espaço cultural que deve estar absolutamente integrado numa dinâmica social e não reduzir-se a um lugar virtual, isto é, descontextualizado.

A escola deve ser entendida como uma prática efetiva de vivências comuns, retrabalhando-as e não depósito de uma cultura entendida como património fixo; a escola conta com espaços culturais como por exemplo as Bibliotecas.  O incentivo à leitura passa pela visibilidade dada à Biblioteca Escolar e à sua utilização efetiva  pelos alunos, daí a adesão por parte da equipa desta Biblioteca ao Projeto "10 minutos a Ler", onde todos os alunos da escola foram "chamados" a participar ou seja a ler. A leitura, neste contexto, passou a ser uma forma de partilha escolar/social e isso só foi possível, diversificando ao máximo os textos de modo a criar uma relação de implicação com eles. Tratou-se, em suma, de ativar um espaço público e a sua função de consciencialização crítica através da inovação.

O projeto “10 minutos a Ler” foi lançado pelo PNL2027 com o objetivo de consolidar hábitos leitores e o aumento das competências de literacia, preconizando o contacto com o livro e a prática regular da leitura, indispensáveis ao desenvolvimento do gosto de ler, tendo em conta que “Quem lê, lerá sempre mais e melhor e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante”. Desta forma, focámos a nossa atenção principal na ação “Leituras diárias” e é sobre esta iniciativa que vamos apresentar-vos alguma informação que consideramos pertinente para o balanço deste projeto, tendo nele participado um total de 796 alunos e 44 professores, o que significa que estiveram envolvidos 68% dos discentes e 34% dos docentes do universo escolar, apesar de todas as dificuldades sentidas no cumprimento da atividade letiva. Assim sendo, e de acordo com a informação que nos foi enviada pelos professores participantes, podemos informar que este projeto foi aplicado em 34 Turmas, ou seja, o equivalente a 67% do seu total, designadamente: 7.ºA/B/C/D/E; 8.ºA/D/E; 9.ºA/C/D/E; 10.ºAE/D/G/GPSI/H; 11.ºA/B/C/D/E/F/G/GPSI/H/I; e 12.ºA/B/D/E/F/G/H. O projeto não foi aplicado em 5 Turmas, o que equivale a 10%, nomeadamente: 8.ºC; 10.ºB/C/I; e 12.ºC. Sobre as restantes 12 Turmas, o equivalente a 24%, não reunimos dados sobre a sua implementação ou não. São elas o  8.ºB; 9.ºB/F; PIEF; 10.ºA/E/F;T; 11.ºAE_TAR/GP_PC e 12.ºAE_TAR/GP_V.

Podemos ainda referir que foram realizadas no global 811 leituras, sendo que 506 dos textos foram lidos através do Padlet e os restantes 309 tiveram lugar em contexto de sala de aula, onde intervieram 17 disciplinas, nomeadamente Biologia, Biologia/Geologia, Ciências Naturais, Educação Física, Filosofia, F. Química, F. Química A, Geografia, Geografia A, História, História A, Inglês, Matemática, Matemática A, Português, Psicologia B e Sociologia. Participaram neste projeto 44 docentes, designadamente Albano Fernandes, Alessandra Sousa, Alexandra Oliveira, Ana Lúcia Campos, Ana Mendes, Ana Paula Pereira, Ana Simões, Carla Sofia Venâncio, Custódia Magalhães, Dina Noé, Dinora Ferreira, Fátima Carvalheiro, Fátima Silva, Fernando Teixeira, Filipa Matos, Hélder Alvalade, Helena Capela, Herlander Cruz, Isabel Ferreira, Isabel Silva, Isabel Sousa, Jaime Nobre, João Pacheco, Luísa Ramos, Márcia Soares, Maria do Céu Antunes, Maria do Céu Couto, Maria do Céu Ventura, Marta Esteves, Odília Leal, Pedro Ouro, Raquel Brinca, Ricardo Fernandes, Rita Ribeiro, Rui Boné, Sandro Ferreira, Sílvia Guerreiro, Susana Delgado e Vera Silvestre (39 professores com turma) e 5 professores da Equipa BE/CRE: Ana Maria Maroto, Célia Cercas, Maria de Lurdes Garcia, Maria José Ribeiro e Sara Barreto.

 Foram 21 dias consecutivos a ler. Do dia 1 de maio ao dia 21, incluindo fins de semana e feriado (1 de maio), em que se leu online, através de um Padlet, criado para este projeto, no qual se inseriram os textos escolhidos para esses dias de fim de semana e feriado (com seleção de textos diferentes destinados ao Ensino Básico e ao Ensino Secundário). Nos dias úteis, leu-se, “10 minutos por dia”, em contexto de Sala de Aula, com os professores das disciplinas que aderiram ao projeto, textos selecionados pelos docentes. Muitos foram os textos selecionados e muito diversificados. Desde o texto narrativo ao poético, passando pelo texto dramático. Houve o cuidado de adaptar o texto ao nível de ensino e os resultados não poderiam ter sido melhores. Conseguimos colocar, segundo a estatística apresentada, a escola a ler "10 MINUTOS POR DIA" durante o tempo já referenciado e possivelmente conseguimos fazer com que os nossos alunos ficassem mais aptos a reconhecer e refletir sobre os valores culturais, estéticos, éticos, políticos e religiosos que perpassam os textos.

Mas o Projeto “10 minutos a Ler” não se confinou apenas às leituras do mês de maio. Começou a desenvolver as suas atividades durante o mês janeiro, quando foi apresentada uma planificação de ações, num total de 12, que incluía  Leituras à volta da Prova Interna do Concurso Nacional de Leitura assim como da Prova Municipal e da Prova Intermunicipal; Leituras no âmbito da palestra da professora Márcia Soares; da Celebração do dia de S. Valentim;  da Semana da Leitura e ainda Leitura de Textos Poéticos no dia da Celebração do Dia Mundial da Poesia e  da Celebração do Dia da Liberdade. Leituras do Mundo integradas no Dia da Língua Portuguesa assim como na celebração do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

 Houve ainda a apresentação de Montras de Leitura com a celebração do Autor do Mês e Painéis de Leituras que contaram com o Cantinho da Poesia, podendo aceder a uma grande parte dessa informação em: https://padlet.com/sarambarreto/projeto-10-minutos-a-ler-37h4dfwdwxuru37p

Na certeza de que tudo fizemos para alcançar o sucesso deste “nosso” projeto, para o qual contámos com o empenho e participação de toda a comunidade educativa, agradecemos a todos a vossa colaboração.

P’la Equipa da BE/CRE,

A professora bibliotecária, Maria José Ribeiro

10 min a Ler foto de Márcia Soares enviada por Sofia Venâncio     10 min a Ler Foto enviada por Dinora F     10 min a Ler foto enviada por doc Dinora Ferr

10 minutos a Ler foto enviada por Silvia Guerreiro Livro da esperança de Jane Goodall     10 min a Ler foto env pela Prof Dinora F     10 min a Ler foto env por Dinora