logo 10 minutos a Ler

Ler não é apenas passar os olhos pelo texto. A leitura conta com elementos que tornam diferente o ato da leitura e a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento das competências leitoras.

A escola conta com espaços culturais, como, por exemplo, as Bibliotecas, que dispõem de recursos humanos e materiais que contribuem para a aprendizagem e inclusão de todos os alunos, assumindo uma função educativa e pedagógica, que darão resposta às múltiplas vertentes da literacia, garantindo às crianças e jovens o acesso ao conhecimento, que lhes proporcionará uma boa inserção social e a realização humana.

A promoção da leitura é uma das principais funções das Bibliotecas Escolares e, partindo deste princípio, a equipa responsável pela Biblioteca, preocupa-se com o desenvolvimento de projetos que tenham como objetivos consolidar hábitos leitores e aumentar as competências de literacia, preconizando o contacto com o livro e a prática regular da leitura, cruciais pra o desenvolvimento do gosto pela leitura.

O Projeto "10 minutos a Ler" surgiu nesta escola no ano letivo anterior, mediante candidatura da Biblioteca Escolar ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027). Essa candidatura obteve a aprovação do PNL2027, a qual preconizava que todos os alunos da escola fossem "chamados" a participar num conjunto de leituras regulares que, num determinado período, se tornariam diárias, durante 10 minutos aproximadamente, ou espaço de aula, ou através de uma ferramenta digital, um Padlet. Como essa iniciativa teve resultados positivos e uma grande parte dos alunos e professores que participaram na experiência se manifestaram a favor da sua repetição, no ano seguinte, a Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) desta escola, voltou a incluir essa prática no seu Plano Anual de Atividades, no presente ano letivo.

Com o intuito de diversificar ao máximo os textos a aplicar no projeto, foi proposto aos docentes, que em Conselho de Turma planificassem as leituras diárias, das suas turmas, entre os dias 1 e 21 de fevereiro de 2024. Nos dias úteis, os textos a ler foram escolhidos pelos professores das disciplinas participantes no projeto; durante os fins de semana e na pausa lectiva (de Carnaval), as leituras foram realizadas pelos alunos, autonomamente, através dos textos que a equipa disponibilizou no Padlet criado para esse efeito: https://padlet.com/becre12/projeto-10-minutos-a-ler-23-24-td6zpi9xzt5x0y0a

É chegado o momento da equipa da BE/CRE relatar a experiência deste ano letivo relativamente às “Leituras diárias”. Tendo por base a informação recolhida através das planificações realizadas e das respetivas avaliações, vimos apresentar-vos a informação que nos foi possível recolher sobre a aplicação do referido projeto, e que consideramos pertinente para o seu balanço. Participaram neste plano, no total, 778 elementos: 720 alunos e 58 professores, o que significa que estiveram envolvidos 60% dos discentes e 44% dos docentes do universo escolar, apesar de todas as dificuldades sentidas no cumprimento da atividade letiva.

De acordo com a informação que nos foi enviada pelos professores participantes, podemos informar que este projeto foi aplicado em 30 Turmas, o equivalente a 58% do global das turmas da escola, designadamente 7.ºA e 7.ºC; 8.ºB, 8.ºC, 8.ºD e 8.ºE; 9.ºD e 9.ºE; 10.ºC, 10.ºD, 10.ºE, 10.ºF, 10.ºG e 10.ºH; 11.ºA, 11.ºC, 11.ºD, 11.ºF, 11.ºG, 11.ºGPSI e 11.ºH; 12.ºA; 12.ºAE_TAR, 12.ºB, 12.ºC, 12.ºD, 12.ºE, 12.ºF, 12.ºG e 12.ºH.

O projeto não foi aplicado e/ou desconhece-se sobre a sua aplicação ou não, em 22 Turmas, o que equivalente a 42% do universo escolar nomeadamente 7.ºB, 7.ºD e 7.ºE; 8.ºA; 9.ºA, 9.ºB e 9.ºC; PIEF; 10.ºA, 10.ºAE, 10.ºB, 10.ºGPSI, 10.ºI e 10.ºM_T; 11.ºAE, 11.ºB, 11.ºE, 11.ºI e 11.ºT; 12.ºGPSI, 12.ºGP_PC e 12.ºI.

Podemos ainda referir que foram realizadas no global 549 leituras, sendo que 270 dos textos foram lidos através do Padlet e os restantes 279 textos foram lidos no espaço de sala de aula, onde intervieram 44% das disciplinas (24), a saber: Aplicações Informáticas; Biologia; Biologia/Geologia; Cidadania e Desenvolvimento; Ciências Naturais; Educação Física; Educação Visual; Filosofia; Físico-Química; Físico-Química A; Francês; Geografia; Geografia A; História; História A; Inglês; Literatura Portuguesa; Matemática; Matemática A; Português; Psicologia; Psicologia B; TAA; e TIC. E, apesar de não ter sido feita essa solicitação, um razoável número de professores que participaram no projeto deram-nos a indicação das leituras que foram efetuadas.

Participaram no projeto 44% dos docentes (58), mais especificamente, Alexandra Oliveira; Ana Catarina Santos; Ana Costa; Ana Isabel Fonseca; Ana Ferreira; Ana Maria Maroto (BE/CRE); Ana Marta Português; Ana Paula Pereira; Ana Simões; Carla Coutinho; Célia Cercas (BE/CRE); Dinora Ferreira; Emanuel Paraíso; Fátima Alves; Fátima Carvalheiro; Fátima Silva; Francisco Jesus; Graça Batista; Graciete Claro; Gina Souza; Helena Capela; Herlander Cruz; Inês Oliveira; Isabel Sousa; Isabel Vargas; Jaime Nobre; João Cambaio; Joaquim Garcia (BE/CRE); Liliana R.; Lucinda Martins; Lúcio Souza; Luís Rendas; Luísa Ramos; Manuel Bento; Manuela Barroso; Maria de Lurdes Garcia; Maria do Céu Ventura; Maria José Ribeiro (BE/CRE); Nádia Jorge; Noémia Baptista; Odília Freitas; Patrícia Caldeira; Patrícia Santos; Raquel Baiões; Raquel Brinca; Raquel Castro; Rui Boné; Sandra Marta; Sandro Ferreira; Sara Barreto (BE/CRE); Sílvia Pires; Susana Barbosa; Susana Delgado; Susana Gonçalves; Teresa Bento; Teresa Pereira; Vera Silvestre e Vítor Lobo.

Muitos foram os textos selecionados e muito diversificados. Desde o texto narrativo ao poético, passando pelo texto dramático e houve o cuidado de adaptar o texto ao nível de ensino e os resultados não poderiam ter sido melhores, dadas as circunstâncias já referidas. Conseguimos colocar, segundo a estatística apresentada, a escola a ler "10 MINUTOS POR DIA" durante o tempo já referenciado e possivelmente conseguimos fazer com que os nossos alunos ficassem mais aptos a reconhecer e refletir sobre os valores culturais, estéticos, éticos, políticos e religiosos que perpassam os textos.

Lamentamos o facto de que, apenas 13 dos professores tenham respondido ao formulário de avaliação do projeto, mas entendemos que por vezes não há tempo disponível para tantas tarefas, principalmente em final de período letivo. Ainda assim, gostaríamos de comunicar que, de entre os docentes que responderam ao questionário, quase a totalidade (92%) afirmaram ter cumprido as leituras programadas e, regra geral, indicaram que a “recettividade das turmas ao projeto tinha sido boa”; que em sua opinião a ação havia sido “interessante, ou mesmo muito interessante” e que o balanço do projeto havia sido “bom ou mesmo muito bom”.

Perante todas estas evidências e na certeza de que tudo termos feito para o sucesso deste “nosso” projeto, para o qual contámos com o empenho e a participação de toda a comunidade escolar, congratulamo-nos, e agradecemos a todos, a vossa colaboração.

P’la Equipa da BE/CRE,
A professora bibliotecária, Maria José Ribeiro