A Semana da Leitura da Escola Secundária de Palmela decorreu entre 26 de fevereiro e 1 de março de 2024, conforme planificada no PAA e abarcou um total de 6 atividades, que tiveram lugar no Auditório e na BE/CRE, de acordo com o número de participantes. Neste período, foram desenvolvidas diferentes ações, das quais destacamos: palestras com escritores, sessões literárias e rodas de leitura, realizadas em diversos contextos.

As iniciativas que tiveram lugar durante a Semana da Leitura envolveram alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino, assim como convidados externos. No total, participaram na Semana da Leitura 521 elementos, a saber: 443 alunos; 53 professores e 25 outros (oradores, familiares dos convidados e elementos da comunidade educativa e elementos da comunidade local). 

A ação “Encontro com as Letras”, de dia 26 de fevereiro, teve como dinamizadora a autora Albina Martins Bartolomeu, realizou-se na Biblioteca e teve como público-alvo a turma F, do 10.º ano. A autora falou dos seus dois livros publicados e do terceiro (que será apresentado em breve), bem como da sua motivação pela leitura e pela escrita, sendo ela formada em ciências socioeconómicas. Esta iniciativa incluiu a leitura de dois contos e de alguns poemas escritos pela autora, tendo sido criado um ambiente agradável e amistoso entre alunos, professores e convidada, a qual se despediu muito agradada com a sessão e com vontade de voltar à escola. Pode dizer-se que ultrapassou as expetativas dos organizadores, quer quanto ao interesse demonstrado pelos participantes, quer em termos da qualidade das suas participações. Esta ação contou com um total de 28 elementos: 23 alunos, 4 professores (Ana Maria Maroto, Célia Cercas, Herlander Cruz e Maria José Ribeiro) e 1 outro (autora Albina Bartolomeu).

     

A ação “O ato da criação poética”, de dia 27 de fevereiro, dinamizada pelo docente Manuel Bento, foi realizada na BE/CRE e teve como público-alvo a turma D, do 9.º ano. A sessão foi conduzida pelo autor de forma apelativa e empática, numa tentativa de captar a atenção e o interesse dos alunos, e, simultaneamente, mostrar-lhes que o processo de criação poética é um esforço do pensamento que nos vai além da espontaneidade e do talento criativo e é particular e diferenciado do instante mágico da criação, que se manifesta pela inspiração e pela emoção. Este evento surpreendeu alunos e professores pela imaginação e criatividade encontradas no livro apresentado “Do outro lado amniótico do ser-se”, apresentado pelo próprio, professor de Filosofia desta escola, conhecido na escrita pelo pseudónimo “Alves Bento Belisário”. A sessão foi do agrado dos participantes e despertou o interesse dos alunos para a leitura e para a escrita, principalmente daqueles que sonham vir a ser escritores. Esta ação contabilizou um total de 41 elementos: 29 alunos, 11 professores (Manuel Bento, Fátima Silva, Ana Maria Maroto, Maria José Ribeiro, Sara Barreto, Dina Noé, Sandro Ferreira, Ana Catarina Gualberto, João Gonçalves, Isabel Vargas e José Margarido) e 1 outro (AO, Isilda Caleira).

A atividade “Crónicas de uma ruralidade em extinção”, de dia 28 de fevereiro, que teve lugar no Auditório, foi destinada às turmas A, F, G e H do 11.º ano, tendo-se criado um momento de degustação de memórias do Professor Doutor Abílio Maroto Amiguinho, da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Portalegre, autor do livro “AI ALENTEJO – Memórias rurais”, que de uma forma bastante simples e profícua dinamizou a sua palestra, a qual foi enriquecida por apontamentos musicais oferecidos pelos alunos ao nosso convidado, bem como por um apontamento de “Cante Alentejano”, que tão carinhosamente foi apresentado pela Associação dos Ausentes do Alentejo, de forma a contextualizar a palestra no ambiente em foco. A iniciativa foi do inteiro agrado dos participantes, que abandonaram o auditório com um sorriso na cara, somando, no total de 149 elementos: 115 alunos (onde se incluem os músicos); 13 professores (Helena Oliveira, Rui Boné, Paula Santos, Ana Costa, Ana Isabel Fonseca, Rui Espírito Santo, Ana Paula Pereira, Ana Maria Maroto, Maria José Ribeiro, João Pacheco, Luzia Prates, Eulália Toscano e Maria dos Anjos Messias) e 21 outros (palestrante, familiares do convidado e elementos da comunidade educativa e comunidade local).

28 fev

A sessão “Leituras… chá e bolos”, iniciativa dinamizada pela docente Ana Simões, docente da disciplina de Inglês, realizada na manhã de dia 29 de fevereiro, na Biblioteca, teve como público-alvo a turma G, do 12.º ano. Esta ação surgiu pela associação desta docente à Semana da Leitura organizada pela BE/CRE, com o objetivo de despertar nos alunos o prazer da leitura, através da promoção da leitura num ambiente diferente e mais descontraído do da sala de aula. Foi um momento único e magnífico, onde se verificou a envolvência dos alunos e a reflexão sobre a importância da leitura e da literacia. Este evento reuniu 12 participantes: 11 alunos e 1 professor.

A atividade “Histórias fora do nosso controlo”, da tarde de dia 29 de fevereiro, que teve lugar no Auditório, teve como público-alvo as turmas B e D, do 10.º ano e B, C e G do 11.º ano. O convidado, radialista António Sala, comunicador nato e conhecido pela maioria dos portugueses pelos seus programas de rádio e de televisão, surge como voluntário do IPO e autor de um livro, cuja receita reverte na íntegra para uma associação que apoia crianças com doenças oncológicas. A sua palestra incidiu, sucintamente, em 4 histórias vividas por 4 crianças doentes oncológicas, tendo o orador como principal objetivo a sensibilização de todos, principalmente dos alunos, para a forma de aceitar e de respeitar uma doença, que tantas marcas deixa a quem com ela convive e que nem sempre tem um final feliz. Este evento foi enriquecido pelos alunos com registos musicais e terminou de forma aprazível. Esta iniciativa contou com a presença de 145 elementos: 132 alunos (incluindo os músicos); 11 docentes (Ana Simões, Jean Santos, Liliane Ramos, Lucinda Martins, Sandra Marta, Raquel Costa, João Cambaio, Ana Maria Maroto, Maria José Ribeiro, Eulália Toscano, Maria dos Anjos Messias) e 2 outros (convidado e elementos da comunidade educativa/comunidade local).

29 fev mus    29 fev subd    29 fever

A ação “Apresentação da obra 101 contos de bolso”, realizada no Auditório, no dia 1 de março, destinou-se às turmas D e E, do 8.º ano; A e E, do 9.º ano e H do 11.º ano, e teve como dinamizadora a docente Maria Teresa Meireles. A convidada, muito habituada à comunicação com jovens, conseguiu captar a atenção e o interesse dos alunos para ouvirem, em silêncio, a leitura de alguns dos seus contos, reveladores de uma grande sensibilidade e imaginação na descrição de factos do quotidiano. A sessão foi enriquecida por leituras da autora, de alunos e da professora Ana Maroto, que proporcionaram uma tarde muito agradável. No total, contou com a presença de 146 elementos: 133 alunos (incluindo as alunas que leram os contos da autora) e 13 docentes (Teresa Meireles, Arsénio Inácio; Inês Oliveira; Ana Coelho; Arcília Dobrões; Ana Mendes, José Paulo Pinho, Patrícia Rato, Herlander Cruz, Lígia Pinho, Ana Maria Maroto e Maria José Ribeiro).

1 mar

Por todas estas evidências, consideramos que podemos congratular-nos pelo sucesso desta semana multifacetada, o qual seria inatingível sem a participação, o empenho, o entusiasmo e a cooperação de todos os intervenientes.

Os nossos sinceros agradecimentos aos alunos que colaboraram nas diversas atividades, em particular, ao Gonçalo Duarte; ao Gonçalo Freitas; ao Miguel Bispo; à Madalena Batista; à Maria Assis; à Salomé Cruz e à ex-aluna Maria Justino, que tão gentil e carinhosamente, colaboraram na animação dos diversos eventos, dando mais cor e brilho aos mesmos. Agradecemos, também, aos professores que dinamizaram atividades e/ou acompanharam os seus alunos nas iniciativas programadas pela Biblioteca e a todos os restantes elementos, que intervieram nesta “Semana”, que, esperamos, tenham sido do agrado de todos, desejando que a leitura aconteça sempre, a qualquer hora, em qualquer lugar!

P’la Equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro