Registos da Semana da Leitura (27 a 31 de março/2017)

mcc e euNo período de 27 a 31 de março de 2017, no âmbito da 11ª edição da Semana da Leitura, subordinada ao tema “O Prazer de Ler”, foram desenvolvidas na Escola Secundária de Palmela diversas iniciativas plurais, com o propósito de dar visibilidade à leitura como objeto de prazer e de torná-la presente em diversos formatos e em contextos diversificados.
Foi ”nosso” objetivo primordial incentivar e promover o gosto pela leitura, junto do universo escolar, sempre numa tentativa de elevar os níveis de literacia dos alunos e de promover a festa da leitura e do prazer de ler, com recurso a atividades ligadas à escrita, à leitura, à dramatização e à criação de momentos de reflexão em torno de questões inseparáveis da universalidade da palavra e do entendimento entre os povos, preconizando, paralelamente, a articulação com os projetos em curso “LER E COMER O MESMO PRAZER!” e “Ler+ @doça a vida”.


Neste contexto, foram mobilizadas múltiplas atividades, das quais destacamos: sessões de poesia, encontros com escritores, sessões literárias, rodas de leitura, teatro com fantoches, leitura(s) em diversos idiomas, leitura cinematográfica, bem como um workshop de leitura gastronómica, integrado nos projetos supracitados.

As diversas iniciativas, que tiveram lugar durante a Semana da Leitura, envolveram alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino e funcionários da escola, assim como convidados externos, com o desígnio de tornar este evento numa “festa”.
No total, participaram na Semana da Leitura 685 elementos, a saber: 606 alunos; 69 professores e 10 outros (convidados e funcionários).

  • A “Palestra com a autora Ana Simão”, inspirada pela experiência ditada pelas dificuldades de vida da escritora, foi dinamizada pela Biblioteca da Escola e teve lugar no auditório, na manhã do dia 27, tendo ultrapassado as nossas expectativas, quer quanto ao interesse demonstrado pelos participantes, quer em termos da participação. Esta ação contou com um total de 162 elementos: 149 alunos, 10 professores e 3 convidados.
  • A “Roda de Poesia” com a Turma B, do 8º ano, dinamizada pela professora Maria do Céu Couto, que decorreu na tarde do dia 27, na Biblioteca, possibilitou a leitura sentida e expressiva de poemas de autores portugueses e estrangeiros por todos os participantes nesta iniciativa, enaltecendo a escrita poética. Registou a presença de 23 participantes: 20 alunos e 3 professores.
  • A sessão literária com a “Escritora Sandra Carvalho”, proposta pela BE/CRE e realizada no dia 28, de manhã, no auditório, foi engrandecida por uma breve resenha da sua obra e do seu gosto pela escrita, seguida de um espaço para levantamento de questões. Esta atividade registou a presença de 106 participantes: 96 alunos, 8 professores e 2 convidados.
  • O Teatro com Fantoches “Direitos e Deveres dos Consumidores”, encenado pelos alunos do 1º OD, sob a orientação da docente Irene Ferreira, permitiu, de modo informal, refletir sobre a temática supracitada. Este evento decorreu no início da tarde do dia 28, no anfiteatro, tendo reunido no total 32 participantes: 27 alunos e 5 professores.
  • A sessão de “Leitura de Poemas Árabes” com a Turma D, do 7º ano, dirigida pela professora Maria do Céu Antunes, que ocorreu no dia 28, de tarde, na BE/CRE, foi bastante interessante do ponto de vista cognitivo e reflexivo. Esta atividade contou com a presença de 32 participantes: 29 alunos e 3 professores.
  • A “Leitura Expressiva” de excertos da obra O Rei Lear, de William Shakespeare, foi apresentada magnificamente por alunos da turma do 7º C, sob a direção da docente Ana Mendes. Ocorreu no dia 29, de manhã, na BE/CRE e dignificou o autor e a sua obra, tendo contado com a presença de 31 elementos: 27 alunos e 4 professores.
  • A “Roda de Poesia” com a Turma A, do 8º ano, promovida pela professora Maria do Céu Couto, que decorreu na tarde do dia 29, na Biblioteca, possibilitou a leitura eloquente de poemas de autores portugueses e estrangeiros por todos os participantes nesta sessão, valorizando e estimulando o gosto pela escrita poética. Registou a presença de 26 participantes: 23 alunos e 3 professores.
  • A sessão “Leitura em Diversos Idiomas”, estruturada por elementos da Equipa da BE/CRE, em que docentes e discentes procederam à leitura de textos em português, francês, inglês, castelhano e árabe, seguida da respetiva tradução, foi um momento único e magnífico, em que foi possível refletir sobre a importância do domínio das línguas, na sociedade atual. Esta iniciativa foi realizada no dia 30, de manhã, na Biblioteca e registou a presença de 61 participantes: 56 alunos e 5 professores.
  • A “Leitura cinematográfica” da peça, My Bakery in Brooklyn, de Gustav Ron, proposta pela Biblioteca, realizada no dia 30, de tarde, no auditório, embora não tenha contado com um elevado número de participantes, revelou-se bastante proveitosa para o desenvolvimento das competências de compreensão da língua inglesa. Esta atividade reuniu um total de 97 participantes: 90 alunos e 7 professores.
  • A sessão de leitura de poesia “Ler o Mar”, com a Turma E, do 7º ano, proporcionada pela docente Ermelinda Machete, proporcionou a leitura sentida e expressiva de textos poéticos sobre a temática do mar. Este feito realizou-se no dia 31, pela manhã, na Biblioteca. Registou a presença de 24 participantes: 21 alunos e 3 professores. 
  • O workshop de doces regionais de Palmela “O sabor da leitura”, da responsabilidade da docente Ana Catarina Gualberto, que teve lugar no dia 31, de tarde, Frente ao PBX, possibilitou a aprendizagem da confeção, cozedura e degustação de doces regionais de Palmela. Este encontro entre a leitura e a gastronomia contabilizou um total de 91 participantes: 68 alunos, 18 professores e 5 funcionários.

Por todas estas evidências, podemos congratular-nos pelo sucesso desta ação plural e multifacetada, o qual seria inatingível sem a participação, o empenho, a dedicação, o entusiasmo e a colaboração de todos os intervenientes na Semana da Leitura.
Os nossos sinceros agradecimentos aos alunos que colaboraram nestas atividades: Daniela Mendes, Débora Mondim, Fátima Paulino e Joana Caseiro, do 11ºAI; Bernardo Diniz, Bruno Ribeiro, Gonçalo Runa, Miguel Amorim e Rodrigo Tavares, do 11ºG; João Ferreira, do 11ºH; aos funcionários da Escola; aos convidados; e a todos os restantes elementos, que tão carinhosamente participaram neste evento, que, desejamos, tenham sido do vosso agrado!

semanaLeitura