Categoria hospedeira: Serviços técnico-pedagógicos

No âmbito da promoção do Concurso de Fotografia, subordinado ao tema “Palmela e sustentabilidade”, levado a cabo na Escola Secundária de Palmela, durante o 1.º e 2.º períodos, foi realizada uma reunião, no passado dia 16 de maio, com os diversos elementos do júri, a fim de serem analisados e avaliados os trabalhos apresentados a concurso.

O referido concurso foi promovido pela BE/CRE e integrou o programa de atividades da Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, enquadrando-se no tema escolhido pelo Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela (GBECP) e decorreu entre 28 de outubro de 2022 e 27 de janeiro de 2023, tendo sido divulgado na página da escola, o respetivo regulamento.

Os trabalhos a concurso foram enviados, dentro do prazo estipulado e em formato digital, para o endereço de correio eletrónico da biblioteca, tendo-se verificado que na categoria “alunos”, foram recebidos 5 trabalhos; na categoria “docentes”, foi recebido 1 trabalho; e na categoria “outros”, não foi apresentado nenhum trabalho a concurso.

O júri do concurso, composto por um representante da direção (professora Maria dos Anjos Messias - subdiretora); um representante do grupo 600 – Artes (professora Maria Irene Pereira); um representante do GBECP - (bibliotecária da BMP, Olga Cidades) e a professora bibliotecária, coordenadora da entidade promotora do concurso (professora Maria José Ribeiro), procedeu à análise dos trabalhos recebidos, num total de seis, a fim de verificar se respeitavam as regras regulamentadas e, de seguida, passou à etapa seguinte, à avaliação dos trabalhos e posterior seriação, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, nomeadamente: - impacto visual; - criatividade, qualidade e adequação ao tema; - boa capacidade de representação gráfica; - legibilidade na redução/ampliação dos formatos; - originalidade.

Na sequência da análise pormenorizada, efetuada pelo júri, foram selecionados três trabalhos na categoria “alunos”, os que melhor se enquadravam nos critérios definidos. Desta forma, e após ter sido desfeito o anonimato, constatou-se que todos os trabalhos eram da autoria de alunos da turma B, do 9.º ano de escolaridade. Assim, os trabalhos premiados em 1.º, 2.º e 3.ºlugares, são da autoria dos seguintes alunos:

1º Prémio“Interior e exterior – Casa de Hermenegildo Capelo” - autora Beatriz Fragoso, número 2, da turma B, do 9.º ano de escolaridade:

Foto 2 Interior e exterior Casa de Hermenegildo Capelo min

2º Prémio“Janela – Casa de Hermenegildo Capelo” - autora Maria João Faria, número 12, da turma B, do 9.º ano de escolaridade:

Foto 3 Janela Casa de Hermenegildo Capelo min

3º Prémio“Barbacã” - autor João Faria, número 13, da turma B, do 9.º ano de escolaridade:

Foto 1 Barbacã min

Nesta categoria participaram ainda os seguintes alunos: Matilde Paton, n.º 14 e Beatriz Félix, n.º 3, ambas da mesma turma.

Na categoria “docentes”, tal como já havia sido referido anteriormente, apenas foi apresentado a concurso um trabalho e o mesmo estava conforme o regulamento. Por essa razão, o júri deliberou que esse trabalho seria premiado.

Prémio de participação“Vista panorâmica” – autora Maria da Graça Caeiro, docente do grupo de recrutamento 400, História:

Foto 6 Vista panorâmica

No final da reunião foi acordado que iria ser realizada uma exposição com os trabalhos apresentados a concurso e que todos os alunos concorrentes receberiam um certificado de participação. Os alunos classificados em 1.º, 2.º e 3.º lugares, receberão como prémios: livros, blocos de notas, canetas e lápis, sendo de registar que o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares também vai comparticipar esses prémios. A docente concorrente, para além do certificado de participação, também irá receber um livro como prémio.

Porque acreditamos que pequenas ações fazem a diferença na formação integral dos nossos alunos e que só através da cooperação e da partilha se conseguem alcançar melhores resultados no percurso escolar dos nossos alunos, aqui ficam alguns registos desta atividade: fotos classificadas em 1.º, 2.º e 3.º lugares, da categoria “alunos” e foto premiada, da categoria “docentes”.

A professora bibliotecária,
Maria José Ribeiro