Registos da Semana da Leitura (7 a 11 de março/2022)

No período de 7 a 11 de março de 2022, no âmbito da promoção da Semana da Leitura, subordinada ao tema “Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!” foram desenvolvidas na Escola Secundária de Palmela atividades diversificadas, com o objetivo de despertar o prazer da leitura e de apreciá-la em diferentes situações e contextos.

Foi ”nosso” objetivo primordial seguir o lema sugerido para a semana da leitura, junto do universo escolar, sempre numa tentativa de elevar os níveis de literacia dos alunos e de fomentar a festa da leitura como ato de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo, com recurso a atividades ligadas à escrita, à leitura, à apresentação de livros e de temas e à criação de momentos de reflexão em torno de questões da atualidade.

Neste período, foram desenvolvidas diferentes ações, das quais destacamos: palestras com escritores, sessões literárias e de escrita criativa, rodas de leitura, leituras em diversos idiomas.

As diversas iniciativas, que tiveram lugar durante a Semana da Leitura, envolveram alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino, assim como convidados externos, com o propósito de tornar este evento como algo de distinto.

No total, participaram na Semana da Leitura 570 elementos, a saber: 502 alunos; 43 professores e 25 outros (aluna estagiária, convidados, pais/familiares, elementos da comunidade local).

• A ação “Pão com manteiga e poesia”, realizada pela primeira vez nesta escola, foi organizada pela docente Vera Silvestre e consistiu na realização de diversos momentos de leitura de poesia, em contacto com a natureza, para que o sentir falasse mais alto!... A partir daí, os diferentes grupos-turma criaram um poema ilustrado, usando para isso uma fotografia captada no momento em que saboreavam o pão com manteiga e contemplavam a Serra do Louro, acompanhados pelas docentes das diversas turmas envolvidas. Esta iniciativa, realizada em 5 aulas distintas, contou com a colaboração dos docentes Marlene Farrim, Dina Noé, Célia Batista, Susana Pinto e da estagiária Alícia Martins, que acompanharam as turmas 9.ºF, 8.ºC, 11.º AE_TAR, 10.º GPSI e 11.º GPSI_V, constatando-se que ultrapassou as expetativas dos organizadores, quer quanto ao interesse demonstrado pelos participantes, quer em termos da sua participação, revelando o seu desejo de repetir a experiência. Esta ação contou com um total de 186 elementos: 173 alunos, 12 professores e 1 convidada.

• A “Prova de Leitura, da fase municipal do Concurso Nacional de Leitura”, destinada aos alunos do ensino básico e do ensino secundário que foram selecionados (por nível de ensino), após a realização da Prova Escrita, da fase municipal, ocorreu no dia 8 de março, pela tarde, na Biblioteca Municipal de Palmela, a qual possibilitou a presença de todos os alunos intervenientes do CNL e respetivos acompanhantes, com o objetivo de assistirem a esta prova, de receberem um certificado e um prémio de participação, e de participarem num momento de confraternização inter-escolas. Após esta eliminatória, foram apuradas para participarem na fase intermunicipal, 2 alunas da nossa escola: Maria Teresa Contreiras (ensino básico) e Mariana Casado (ensino secundário), o que permitiu vivenciar uma experiência única para todos os intervenientes. Este evento registou a presença de 78 participantes: 48 alunos, 10 professores, 12 Pais/Familiares e 8 outros elementos.

• A “Poesiarte”, sessão de poesia dinamizada pela autora Graça Costa, destinada aos alunos do ensino secundário, docentes e outros elementos da comunidade local simpatizantes deste género literário, programada para o dia 9, de tarde, no auditório ou na Biblioteca (conforme o número de participantes), teve de ser adiada por motivos de saúde da convidada.

• A sessão “Leituras do mundo”, orientada pela docente Dinora Ferreira, professora de Português Língua Não Materna, foi uma iniciativa que juntou os alunos oriundos de outros países e outros discentes e docentes desta Escola, num momento de leitura conjunta, em que cada interveniente leu um texto em língua portuguesa e dois deles leram na sua língua materna, explicando, posteriormente, o que acabaram de ler. Foi um momento único e magnífico, em que foi possível refletir sobre a importância do domínio das línguas, na sociedade atual. Este evento decorreu durante a manhã, do dia 10, na Biblioteca, e reuniu 29 participantes: 24 alunos, 4 professores e 1 aluna estagiária.

• A sessão “Sandra Carvalho vem à Escola”, destinada aos alunos do ensino secundário e do ensino básico, realizou-se no auditório, durante a manhã do dia 11, contabilizando a participação das turmas 7.ºC, 10.ºGP_PC, 10.ºAE_TAR, 11.ºG, 12.ºA e 12.ºE, acompanhados pelos respetivos professores: Maria do Céu Ventura; Clara Pratas; Célia Batista; Telma Martins; Patrícia Caldeira; Paula Heitor; Susana Delgado; Ana Lúcia Campos; Lucinda Martins e Odília Freitas. Foi um momento que preencheu o auditório, tendo possibilitado uma eloquente viagem pelo mundo da literatura portuguesa fantástica, que foi muito participada e apreciada por todos os que assistiram à palestra. Registou a presença de 171 participantes: 155 alunos, 13 professores, 2 convidados e 1 aluna estagiária.  Aut Sandra Carvalho 

• Para além das ações que estavam incluídas no Programa de Atividades da Semana da Leitura foram ainda realizadas outras iniciativas organizadas no mesmo âmbito, a saber:

- “Ler Camilo”, iniciativa dinamizada pela docente Ermelinda Machete, de acordo com os conteúdos de Educação Literária do 11.º ano, realizada na Biblioteca, nos dias 8, 10 e 11 de março e teve como público-alvo as turmas 11.º A, D e H. Esta iniciativa enquadrada nas aulas da disciplina de Português, abrilhantou e aligeirou a leitura da obra, tornando-a mais aliciante, dado que foi realizada num espaço diferente do da sala de aula. Esta ação registou a presença de 77 participantes: 74 alunos e 3 professores.

- A atividade “À roda dos contos de Maupassant”, foi organizada pela docente Maria do Céu Couto, com o dos alunos do 11.ºG que integram o Clube de Leitura Escolar (CLE), tendo por base a obra literária Contos Escolhidos, de Guy de Maupassant, tendo sido realizada no dia 28 de março, na BE/CRE, durante a tarde. Esta atividade teve uma participação muito animada por parte dos alunos, que mostraram interesse em realizar outras rodas deste cariz. Esta iniciativa contou com a presença de 29 elementos: 28 alunos e 1 docente.

Por todas estas evidências, consideramos que podemos congratular-nos pelo sucesso desta semana multifacetada, o qual seria inatingível sem a participação, o empenho, o entusiasmo e a cooperação de todos os intervenientes.

Os nossos sinceros agradecimentos aos alunos que colaboraram nas diversas atividades, aos professores que dinamizaram atividades e/ou acompanharam os seus alunos nas iniciativas programadas pela Biblioteca e a todos os restantes elementos, que tão carinhosamente intervieram nesta “Semana”, que, esperamos, tenham sido do agrado de todos, desejando que a leitura aconteça sempre, a qualquer hora, em qualquer lugar!

A professora bibliotecária, Maria José Ribeiro