Polvos em crochet no serviço de Neonatologia, do Hospital de Santa Maria

A biblioteca da Escola Secundária de Palmela aderiu, no ano letivo 2017-2018, ao projeto dinamarquês “Danish Octo Project”, que tinha surgido recentemente em Portugal, no centro Hospitalar de S. João. Este projeto consiste em colocar um polvo em crochet, feito por voluntários em todo o mundo, junto a bebés prematuros (segundo um grupo de investigadores, os tentáculos do polvo assemelham-se a um cordão umbilical), pretendendo-se, assim, estabilizar o estado de saúde do recém-nascido.

Aderiram a este projeto, alunos da turma A, do 7.º ano (de 2017/2018), em conjunto com seus familiares e algumas docentes da Escola, tendo-se reunido, no total, 14 “polvinhos” para oferecer a uma maternidade.

Devido a constrangimentos de diversa ordem, a entrega foi adiada para o mês de março deste ano, tendo sido agora possível, finalmente, proporcionar a 14 bebés do Serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria, o seu usufruto.

Muito gratas ficamos, a todos os que participaram neste projeto, e esperamos, num futuro próximo, poder dar continuidade ao mesmo, de forma a satisfazer o pedido do Hospital.

Saudações bibliotecárias da Equipa da BE/CRE.

bebe prematuro     polvinhos 14 ESP