CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 1.º Momento: Prova Escolar

CNLbanner

A nossa escola vai participar na 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Alguns dos nossos alunos, já terão participado, em anos anteriores, neste concurso. Outros, ainda não passaram por essa experiência, e poderão vir a participar, pela primeira vez, neste concurso, de âmbito nacional, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com outras instituições, com o objetivo “estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”

Neste estabelecimento de ensino, a participação no CNL, irá acontecer para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, e, em ambos os casos, os alunos terão uma prova escrita, no dia 12 de janeiro de 2023, sobre uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, a saber:

Ler mais...

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 1.º Momento: Prova Escolar

CNLbanner

A nossa escola vai participar na 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Alguns dos alunos, já participaram, em anos anteriores, neste concurso. Outros, ainda não passaram por essa experiência, e poderão vir a participar, pela primeira vez, neste concurso, de âmbito nacional, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com outras instituições, com o objetivo “estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”.

Neste estabelecimento de ensino, a participação no CNL, irá acontecer no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e, em ambos os casos, os alunos terão uma prova escrita, no dia 12 de janeiro de 2023, sobre uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

A participação no concurso obedece a uma inscrição prévia, que deve ser efetuada até ao dia 12 de dezembro 2022, presencialmente (na biblioteca) ou online, enviada para o email da biblioteca: be-cre @ espalmela . net (sem espaços).

Todas as informações detalhadas sobre o concurso, podem ser consultadas no documento “Normativo”, que se divulga.

Na certeza de que os alunos que vierem a participar neste desafio não irão arrepender-se, convidamos os alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário a representarem a “nossa” escola, na prova municipal e, quem sabe, na prova distrital e até na nacional.

Votos de um ano letivo bem sucedido!

P.S. - Caso tenha dúvidas sobre o concurso, dirija-se à BE/CRE ou solicite esclarecimento através do email acima referido.

P'la Equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro

CONCURSO DE FOTOGRAFIA “Palmela e sustentabilidade”, a decorrer até dia 27 de janeiro de 2023

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), no mês de outubro, as bibliotecas escolares de todo o mundo, organizam diversas atividades, nas suas instituições, de forma a realçar a sua importância no meio escolar. De entre as ações programadas pela BE/CRE da Escola Secundária de Palmela, surge este concurso!

O mote deste concurso "Palmela e sustentabilidade", deve-se ao facto de ter sido o tema proposto pelo Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela (GBECP), para ser tratado no presente ano letivo pelas escolas.

Este desafio é dirigido a toda a comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos) e as fotos (trabalhos a concurso), devem ser enviadas, impreterivelmente, até dia 27 de janeiro de 2023, para o correio eletrónico da Biblioteca: be-cre @ espalmela . net (sem espaços).

Caso tenha dúvidas sobre o concurso, dirija-se à BE/CRE ou solicite esclarecimento através do email acima referido.

Consulte aqui o Regulamento do concurso:

P'la Equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro

Parque Venâncio Ribeiro da Costa Rui Farinha

Parque Venâncio Ribeiro da Costa - Foto: Rui Farinha

Outubro de 2022 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Como é do conhecimento geral, Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.

É a IASL (International Association of School Librarianship) que propõe o tema a ser abordado em cada ano, sendo que para o presente ano letivo, o mote lançado foi “LER PARA A PAZ & HARMONIA GLOBAIS”.

Em Portugal, o “Dia da Biblioteca Escolar” assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, logo em 2022, será no próximo dia 24 de Outubro.

Seguindo as sugestões de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e articulando as mesmas com as práticas da Biblioteca desta Escola, a Equipa da BE/CRE propõe dinamizar um conjunto de atividades, conforme cartaz apresentado.

O regulamento do “Concurso de fotografia” será divulgado oportunamente, no Portal e outros meios de difusão da comunicação da Biblioteca, até ao final do mês de outubro.

Assim, apelamos à participação dos alunos nas ações propostas e, caso surja alguma dúvida, podem e devem recorrer aos elementos da Equipa da Biblioteca (presencialmente) ou colocá-la através do email: be-cre @ espalmela . net (sem espaços).

cartaz MIBE

Clique no cartaz para ampliar

Projeto Concelhio e Intermunicipal “Dar de Volta” - Participação até Setembro 2022

darvolta 0

O projeto “Dar de Volta” é um projeto cívico e solidário, desenvolvido pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos (BE/CRE), em parceria com a Biblioteca Municipal, que se encontra em funcionamento desde há largos anos atrás e que, mais tarde, foi abraçado por todos os municípios do distrito de Setúbal.

O projeto Dar de Volta, já teve uma participação mais significativa, no entanto, nos últimos anos, não tem tido uma grande expressão, para prejuízo dos alunos e das famílias que dele beneficiam.

Para participarmos neste projeto, basta fazer a entrega, na Biblioteca Escolar desta escola ou mesmo na Biblioteca Municipal, dos manuais escolares de que já não precisamos, para que deles venham a usufruir os alunos/famílias a quem esses manuais estejam a ser necessários. Todo o resto do trabalho fica a cargo das bibliotecas escolares e municipais.

Caso seja aluno deste concelho e necessite de algum manual escolar específico, deverá deslocar-se à Biblioteca Municipal para se informar sobre a disponibilidade ou não desse título.

Porque juntos, somos mais fortes, sejamos solidários e evitemos o desperdício, em prol de um concelho mais sustentável!

Participe!

P´la equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro