Ação de Solidariedade - Recolha de bens para a CPCJ Palmela

Entre 14 de janeiro e 8 de abril de 2022, desencadeou-se uma iniciativa, dirigida a toda a comunidade escolar, de recolha de livros, jogos didáticos e brinquedos, com vista a entrega posterior à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Palmela.

Esta é uma instituição que está vocacionada para a prestação de um serviço especializado na salvaguarda dos interesses das crianças e jovens, atuando sempre que se verifica uma situação em que estes estão comprometidos. No desempenho dessa atividade acaba por desenvolver-se uma grande proximidade com as famílias, muitas delas sem recursos financeiros que lhes permitam a aquisição de bens que são também eles necessários para o desenvolvimento integral dos menores. Assim, toda esta iniciativa visou suprir uma necessidade com que esta instituição se confronta diariamente, já que, sempre que possível, entregam às crianças que acompanham - de acordo com a sua idade-, livros, jogos ou brinquedos. Dessa forma também se visa minimizar uma eventual ansiedade que está associada à atividade desta instituição, criando um sentimento de maior proximidade para com a mesma.

Em resultado destas semanas de recolha, foram angariados 220 livros, seis puzzles, sete peluches, um ábaco, vários pequenos brinquedos, uma casa de madeira, baralhos de cartas com jogos vocacionados para a cidadania e outros jogos diversos. A recolha destes bens foi feita dia 4 de maio por um membro da CPCJ.

Um agradecimento a todos os que colaboraram nesta iniciativa.

IMG 20220506 140719

Concurso Literário do Município de Palmela: “De que é feito o meu coração”

concurso literario noticia 1 2500 2500

Participação até 30 de abril de 2022 (17:00 horas)

A 3.ª edição do Concurso Literário, cuja modalidade é o conto, sob o tema “De que é feito o meu coração”, promovida pelo Município de Palmela, através das Bibliotecas Municipais, é lançada a 20 de março, destina-se a todos os cidadãos, nacionais e estrangeiros, residentes em território nacional e divide-se em 3 escalões etários:

• 1.º escalão (6-11 anos)
• 2.ºescalão (12-17 anos)
• 3.º escalão (maiores de 18 anos)

Para concorrer basta enviar o seu texto até ao dia 30 de abril, às 17:00 horas, através do email:bibliotecas @ cm - palmela . pt (sem espaços). Os três melhores trabalhos de cada escalão serão premiados com cheques-brinde e todos os participantes receberão um diploma de participação. Os vencedores do Concurso serão anunciados no site da Câmara Municipal de Palmela, no dia 10 de junho, “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.

Ler mais...

Registos da Semana da Leitura (7 a 11 de março/2022)

No período de 7 a 11 de março de 2022, no âmbito da promoção da Semana da Leitura, subordinada ao tema “Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!” foram desenvolvidas na Escola Secundária de Palmela atividades diversificadas, com o objetivo de despertar o prazer da leitura e de apreciá-la em diferentes situações e contextos.

Foi ”nosso” objetivo primordial seguir o lema sugerido para a semana da leitura, junto do universo escolar, sempre numa tentativa de elevar os níveis de literacia dos alunos e de fomentar a festa da leitura como ato de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo, com recurso a atividades ligadas à escrita, à leitura, à apresentação de livros e de temas e à criação de momentos de reflexão em torno de questões da atualidade.

Neste período, foram desenvolvidas diferentes ações, das quais destacamos: palestras com escritores, sessões literárias e de escrita criativa, rodas de leitura, leituras em diversos idiomas.

Ler mais...

Concurso Nacional de Leitura 2021/2022 - 15ª edição

O Concurso Nacional de Leitura (CNL) tem por objetivo "Estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista  a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura" e, como tal, avalia a interpretação escrita e a leitura de obras literárias propostas aos alunos de todos os ciclos do ensino básico e secundário.

A 15ª edição do CNL teve início no dia 8 de outubro de 2021 e terminará a 4 de junho de 2022 com a Prova Nacional.

O CNL desenvolve-se em três fases, sendo que a 1ª fase, Prova Escolar (escrita) e Prova Munícipal (escrita e oral), já se realizaram com sucesso, tendo sido apuradas para a fase Intermunicipal, a decorrer no dia 20 de abril, na Amadora, as alunas: Maria Teresa Contreiras do 8ºE e Mariana Casado do 12ºA.

Os participantes estão todos de parabéns por terem aceite este desafio. Foram entregues a todos os alunos, um certificado de participação e prémios diversos de acordo com os resultados obtidos.

Ler, Aprender e Conviver!

img1          img3

img2          img4

Semana da Leitura da ESPalmela – 21/22

Tal como previsto no Plano Anual de Atividades de Escola, vai decorrer no período de 7 a 11 de março de 2022, a Semana da Leitura da Escola Secundária de Palmela, conforme Cartaz e Programa de Atividades apresentados abaixo.

A Equipa da BE/CRE deseja que o programa de atividades seja do agrado dos alunos e professores desta escola e agradece a todos os que colaboraram na sua organização, com o propósito de “Ler sempre! Ler em qualquer lugar!”, na expectativa , de que todos em conjunto, possamos contribuir para o desenvolvimento das competências leitoras dos nossos alunos e os ajudemos a criar hábitos de leitura.

cartaz semana leitura               calendario semana leitura

Clique para ampliar