Polvos em crochet no serviço de Neonatologia, do Hospital de Santa Maria

A biblioteca da Escola Secundária de Palmela aderiu, no ano letivo 2017-2018, ao projeto dinamarquês “Danish Octo Project”, que tinha surgido recentemente em Portugal, no centro Hospitalar de S. João. Este projeto consiste em colocar um polvo em crochet, feito por voluntários em todo o mundo, junto a bebés prematuros (segundo um grupo de investigadores, os tentáculos do polvo assemelham-se a um cordão umbilical), pretendendo-se, assim, estabilizar o estado de saúde do recém-nascido.

Aderiram a este projeto, alunos da turma A, do 7.º ano (de 2017/2018), em conjunto com seus familiares e algumas docentes da Escola, tendo-se reunido, no total, 14 “polvinhos” para oferecer a uma maternidade.

Devido a constrangimentos de diversa ordem, a entrega foi adiada para o mês de março deste ano, tendo sido agora possível, finalmente, proporcionar a 14 bebés do Serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria, o seu usufruto.

Muito gratas ficamos, a todos os que participaram neste projeto, e esperamos, num futuro próximo, poder dar continuidade ao mesmo, de forma a satisfazer o pedido do Hospital.

Saudações bibliotecárias da Equipa da BE/CRE.

bebe prematuro     polvinhos 14 ESP

Concurso de vídeo promovido pela BE/CRE: VENCEDORES

foto reg. con vídeos

O Concurso de Vídeos da nossa escola, subordinado ao tema “Descobrir caminhos para a saúde e o bem estar”, promovido pela Biblioteca, decorreu no período previsto (até 18 de dezembro – final do 1.º período letivo).

Foram nossos objetivos primordiais, incentivar e promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a literacia dos media, bem como o de seguir o tema proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, sempre numa tentativa de elevar os níveis de literacia dos nossos alunos.

Esta iniciativa envolveu 12 alunos do 8.º ano (5 alunos da turma A e 7 alunos da turma E), tendo sido enviados para concurso 9 vídeos, alguns produzidos a pares. Participaram neste concurso os alunos Ana Sofia Gato, Fabiana Pé-Curto, Guilherme Topete, Laura Martins, Tiago Sousa (do 8.ºA) e Beatriz Ribeiro, Daniela Serra, Ema Oliveira, Mariana Melo, Matilde Simões, Rafael Santos e Sara Astúcia (do 8.ºE).

Ler mais...

Roda de Leitura de Natal Bilingue

No dia 16 de dezembro de 2020, realizou-se na Biblioteca da nossa escola uma Roda de Leitura Bilingue, com a declamação, pelos 26 alunos do 9ºA, de diversos poemas Natalícios. Os alunos e professoras estiveram sentados à volta da árvore de Natal da BE/CRE, num momento de poesia e confraternização muito próspero.

Este projeto foi dinamizado pelas professoras Maria do Céu Couto (Português) e Ana Simões (Inglês) com a colaboração da equipa da BE/CRE.

imagem1     imagem2

Campanhas Solidárias (de Natal)

Como é do vosso conhecimento, durante o mês de dezembro de 2020, a Equipa da BE/CRE, da nossa escola, levou a cabo duas campanhas de solidariedade: uma delas, através da sua colaboração na Campanha a favor da APPACDM, criando na Biblioteca um “Cabaz solidário” para a recolha de bens alimentares, a serem entregues à referida Instituição e outra, promovida em prol do Centro Jovem Tejo, para a qual foram recolhidos materiais escolares e alguns alimentos.

Nesta data, vimos comunicar que as entregas já foram concretizadas e, ao mesmo tempo, vimos agradecer (em nosso nome e no das instituições beneficiárias), a todos os que colaboraram nas mesmas e viabilizaram a prossecução deste projeto.

Saudações bibliotecárias da Equipa!!!

Campanhas de Solidariedade da ESPALMELA – dezembro de 2020

Como habitualmente, em época natalícia, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Palmela promove Campanhas de Solidariedade. No presente ano letivo, aliou-se à Campanha em favor da APPACDM, de Setúbal (que visa a recolha de bens alimentares, não perecíveis), funcionando como um dos pontos de recolha e fomentou uma outra ação solidária, destinado aos alunos do Centro Jovem Tejo, da Quinta do Anjo (através da recolha de materiais escolares), as quais estão a decorrer até ao próximo dia 18 de dezembro de 2020 (último dia de aulas do 1º período).

Sendo a época natalícia, um momento de “ofertas” e de “donativos”, gostaríamos de dar o contributo da “nossa Escola”, sensibilizando a comunidade educativa para a solidariedade, através da doação de bens alimentícios (para famílias mais carenciadas da APPACDM) e de materiais escolares (para os alunos que deles necessitam no seu quotidiano escolar, muitos deles alunos desta Escola), de forma a tornarmos os seus Natais mais abonados e felizes.

Sejamos solidários e valorizemos atitudes, porque com um pequeno gesto, podemos contribuir para o aumento da alegria dos nossos alunos/colegas.

P’la Equipa da BE/CRE,
A professora bibliotecária,
Maria José Ribeiro

solidariedade Dalai Lama