BE/CRE - Biblioteca Escolar
Aceda ao Blog da BE/CRE aqui: http://beespalmela.blogs.sapo.pt/
A BE/CRE também está na plataforma Moodle da Escola. Aceda aqui.
Pesquise na base de dados da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela.
Documentos:
Horário de professores BE/CRE - 2022-2023
Plano Anual de Atividades BE/CRE - 2022-2023
Politica de Desenvolvimento da Coleção BE/CRE
Regimento Interno - Junho 2021
Notícias da BE/CRE:
Informação à comunidade educativa – Balanço do PROJETO "10 minutos a Ler"
Ler não é o ato automático de passar os olhos pelas linhas imprecisas ou reconhecer superficialmente as palavras que constituem o texto. Ler terá de ter em conta determinados elementos que tornam diferente o ato da leitura quer de textos literários quer de caráter científico ou técnico e a escola deve ser foco de promoção leitora. Deve-se mesmo pensar a escola inserida na sociedade como uma força produtiva e produtora de leitura. Nesta ótica, a teoria da leitura está eminentemente inserida num reflexo mais alargado na sociedade contemporânea. A escola é um espaço cultural que deve estar absolutamente integrado numa dinâmica social e não reduzir-se a um lugar virtual, isto é, descontextualizado.
A escola deve ser entendida como uma prática efetiva de vivências comuns, retrabalhando-as e não depósito de uma cultura entendida como património fixo; a escola conta com espaços culturais como por exemplo as Bibliotecas. O incentivo à leitura passa pela visibilidade dada à Biblioteca Escolar e à sua utilização efetiva pelos alunos, daí a adesão por parte da equipa desta Biblioteca ao Projeto "10 minutos a Ler", onde todos os alunos da escola foram "chamados" a participar ou seja a ler. A leitura, neste contexto, passou a ser uma forma de partilha escolar/social e isso só foi possível, diversificando ao máximo os textos de modo a criar uma relação de implicação com eles. Tratou-se, em suma, de ativar um espaço público e a sua função de consciencialização crítica através da inovação.
O projeto “10 minutos a Ler” foi lançado pelo PNL2027 com o objetivo de consolidar hábitos leitores e o aumento das competências de literacia, preconizando o contacto com o livro e a prática regular da leitura, indispensáveis ao desenvolvimento do gosto de ler, tendo em conta que “Quem lê, lerá sempre mais e melhor e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante”. Desta forma, focámos a nossa atenção principal na ação “Leituras diárias” e é sobre esta iniciativa que vamos apresentar-vos alguma informação que consideramos pertinente para o balanço deste projeto, tendo nele participado um total de 796 alunos e 44 professores, o que significa que estiveram envolvidos 68% dos discentes e 34% dos docentes do universo escolar, apesar de todas as dificuldades sentidas no cumprimento da atividade letiva. Assim sendo, e de acordo com a informação que nos foi enviada pelos professores participantes, podemos informar que este projeto foi aplicado em 34 Turmas, ou seja, o equivalente a 67% do seu total, designadamente: 7.ºA/B/C/D/E; 8.ºA/D/E; 9.ºA/C/D/E; 10.ºAE/D/G/GPSI/H; 11.ºA/B/C/D/E/F/G/GPSI/H/I; e 12.ºA/B/D/E/F/G/H. O projeto não foi aplicado em 5 Turmas, o que equivale a 10%, nomeadamente: 8.ºC; 10.ºB/C/I; e 12.ºC. Sobre as restantes 12 Turmas, o equivalente a 24%, não reunimos dados sobre a sua implementação ou não. São elas o 8.ºB; 9.ºB/F; PIEF; 10.ºA/E/F;T; 11.ºAE_TAR/GP_PC e 12.ºAE_TAR/GP_V.
“FESTAS COM LIVROS” – a decorrer de 6 a 11 de junho de 2023
Mais um ano que passa e mais uma vez o Município de Palmela promove a Feira do Livro “Festas com Livros”, entre os dias 6 e 11 de junho, nas Bibliotecas Municipais de Palmela e Pinhal Novo e no Museu – A Estação (Pinhal Novo).
Este projeto, que conta com a colaboração do Grupo das Bibliotecas Escolares do concelho de Palmela (GBECP), incorpora a realização de exposições e atividades de animação e promoção da leitura destinadas à comunidade educativa e ao público em geral.
O Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro recebe, estará patente entre os dias 6 e 26 de junho, com a Exposição “Universo dos Livros Cartoneros: uma itinerância em Portugal” e a Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo acolhe a Exposição “Os Bonecos das Preocupações”, com trabalhos desenvolvidos pelas turmas participantes na Hora do Conto do Serviço Educativo do Museu e Bibliotecas.
Do programa “Festas com Livros” salientam-se, ainda, as apresentações dos livros, com a presença das respectivas autoras: “De esguelha como o Marelha”, de Susana Filipe; “Legumes com Letras”, de Diana Pedreira; “Um dia passei por aqui”, de Tássia Camargo, bem como as oficinas “Livros Cartoneros: ilustrar com…”, dinamizada por Paula Moita; “Ilustrar com os Sentidos: desenhos de plantas”, pelo Grupo das Plantas; e “Viagens pela Memória, a palavra na voz da comunidade local”, por Alexandrina Pereira. No Museu – A Estação, irão decorrer atividades centradas nos Direitos Humanos, que terão entrada livre.
Pode consultar o programa detalhado, aqui ou clicando na imagem abaixo.
Concurso de Fotografia – RESULTADOS
No âmbito da promoção do Concurso de Fotografia, subordinado ao tema “Palmela e sustentabilidade”, levado a cabo na Escola Secundária de Palmela, durante o 1.º e 2.º períodos, foi realizada uma reunião, no passado dia 16 de maio, com os diversos elementos do júri, a fim de serem analisados e avaliados os trabalhos apresentados a concurso.
O referido concurso foi promovido pela BE/CRE e integrou o programa de atividades da Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, enquadrando-se no tema escolhido pelo Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela (GBECP) e decorreu entre 28 de outubro de 2022 e 27 de janeiro de 2023, tendo sido divulgado na página da escola, o respetivo regulamento.
Os trabalhos a concurso foram enviados, dentro do prazo estipulado e em formato digital, para o endereço de correio eletrónico da biblioteca, tendo-se verificado que na categoria “alunos”, foram recebidos 5 trabalhos; na categoria “docentes”, foi recebido 1 trabalho; e na categoria “outros”, não foi apresentado nenhum trabalho a concurso.
O júri do concurso, composto por um representante da direção (professora Maria dos Anjos Messias - subdiretora); um representante do grupo 600 – Artes (professora Maria Irene Pereira); um representante do GBECP - (bibliotecária da BMP, Olga Cidades) e a professora bibliotecária, coordenadora da entidade promotora do concurso (professora Maria José Ribeiro), procedeu à análise dos trabalhos recebidos, num total de seis, a fim de verificar se respeitavam as regras regulamentadas e, de seguida, passou à etapa seguinte, à avaliação dos trabalhos e posterior seriação, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, nomeadamente: - impacto visual; - criatividade, qualidade e adequação ao tema; - boa capacidade de representação gráfica; - legibilidade na redução/ampliação dos formatos; - originalidade.
Na sequência da análise pormenorizada, efetuada pelo júri, foram selecionados três trabalhos na categoria “alunos”, os que melhor se enquadravam nos critérios definidos. Desta forma, e após ter sido desfeito o anonimato, constatou-se que todos os trabalhos eram da autoria de alunos da turma B, do 9.º ano de escolaridade. Assim, os trabalhos premiados em 1.º, 2.º e 3.ºlugares, são da autoria dos seguintes alunos:
1º Prémio – “Interior e exterior – Casa de Hermenegildo Capelo” - autora Beatriz Fragoso, número 2, da turma B, do 9.º ano de escolaridade:
2º Prémio – “Janela – Casa de Hermenegildo Capelo” - autora Maria João Faria, número 12, da turma B, do 9.º ano de escolaridade:
3º Prémio – “Barbacã” - autor João Faria, número 13, da turma B, do 9.º ano de escolaridade:
Nesta categoria participaram ainda os seguintes alunos: Matilde Paton, n.º 14 e Beatriz Félix, n.º 3, ambas da mesma turma.
Na categoria “docentes”, tal como já havia sido referido anteriormente, apenas foi apresentado a concurso um trabalho e o mesmo estava conforme o regulamento. Por essa razão, o júri deliberou que esse trabalho seria premiado.
Prémio de participação – “Vista panorâmica” – autora Maria da Graça Caeiro, docente do grupo de recrutamento 400, História:
No final da reunião foi acordado que iria ser realizada uma exposição com os trabalhos apresentados a concurso e que todos os alunos concorrentes receberiam um certificado de participação. Os alunos classificados em 1.º, 2.º e 3.º lugares, receberão como prémios: livros, blocos de notas, canetas e lápis, sendo de registar que o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares também vai comparticipar esses prémios. A docente concorrente, para além do certificado de participação, também irá receber um livro como prémio.
Porque acreditamos que pequenas ações fazem a diferença na formação integral dos nossos alunos e que só através da cooperação e da partilha se conseguem alcançar melhores resultados no percurso escolar dos nossos alunos, aqui ficam alguns registos desta atividade: fotos classificadas em 1.º, 2.º e 3.º lugares, da categoria “alunos” e foto premiada, da categoria “docentes”.
A professora bibliotecária,
Maria José Ribeiro
Concurso de Poesia “Jovens Poetas” – Prazo alargado até dia 15 de maio de 2023
A pedido da Associação Casa da Poesia de Setúbal, promotora da edição do Prémio de Poesia “Jovens Poetas”, com o propósito de promover a criatividade no campo da poesia e divulgar a obra da poetisa e musicóloga Maria Adelaide
Rosado Pinto, natural de Setúbal, informo que o prazo do referido concurso viu o seu prazo alargado até ao próximo dia 15 de maio.
O concurso é dirigido a duas faixas etárias: dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 17 anos, o tema é “livre”, e os prémios são aliciantes (1º Prémio 250 euros; 2º Prémio 150 euros; 3º Prémio 100 euros, para ambos os escalões).
Os trabalhos a concurso devem ser enviados em formato “pdf”, até ao dia 15 de maio de 2023 para o email: casapoesiasetubal @ gmail.com (sem espaços)
Participa!
P'la Equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro
Clique nas imagens para ampliar o cartaz e o regulamento do concurso
Concurso de Poesia “Jovens Poetas” – Maria Adelaide Rosado Pinto, a decorrer até dia 20 de abril de 2023
Com o objetivo de promover a criatividade no campo da poesia e divulgar a obra da poetisa e musicóloga Maria Adelaide Rosado Pinto, natural de Setúbal, a Associação Casa da Poesia de Setúbal, decidiu promover a edição do Prémio de Poesia “Jovens Poetas”, em sua homenagem, iniciativa que conta com a parceria da União de Freguesias de Setúbal.
De acordo com o respetivo regulamento (que se apresenta), este concurso é dirigido a duas faixas etárias: dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 17 anos, tem tema “livre”, os prémios são aliciantes e os trabalhos a concurso devem ser enviados em formato “pdf”, até ao dia 20 de abril de 2023 para o email: casapoesiasetubal @ gmail.com (sem espaços).
Participem!
P'la Equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro