Exposição de trabalhos da 7ª Edição do projeto Kid`s Guernica

Esta mostra de trabalhos, na BE/CRE, pretende dar a conhecer o resultado da participação de alunos da nossa escola, no ano letivo passado, 2019/2020, na 7ª edição do Projeto Kid´s Guernica, promovida pela AMRS (Associação de Municípios da Região de Setúbal). Participaram duas turmas, o 9ºE e o 9ºD, sob a orientação da profª de Educação Visual, Ana Fialho.

"Participação como ferramenta da Paz e da Igualdade" foi o tema que fomentou uma reflexão, pelos alunos, que nos seus trabalhos uniram a simbologia e elementos do quadro "Guernica" de Pablo Picasso, com elementos resultantes de uma pesquisa acerca do tema da participação cívica na sociedade e do papel ativo do cidadão, na luta pelos seus direitos.

No ano passado, devido a constrangimentos relativos à pandemia Covid-19, a edição Kid´s Guernica não teve a habitual festa de encerramento em que todas as escolas participam e convivem, nem teve a exposição itinerante em vários espaços do distrito. No entanto, o resultado do empenho nesta edição da Kid´s Guernica pelos alunos da nossa escola, projeto que é bianual e conta com escolas de todo o país e de todo o mundo, está agora patente na Biblioteca, para ser apreciado até ao dia 21 de maio.

atividade biblioteca

Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio

pnl portal cartaz 23 abril

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, e, tendo sido celebrado pela 1.ª vez, em 2020! Foi proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em novembro de 2019.

A escolha do dia está articulada com a resolução de 2009 do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a Instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP. No entanto, devido à pandemia da COVID-19, no ano de 2020, os eventos programados por todo o mundo, decorreram (quando possível) pela Internet e pela comunicação social.

Durante uma década, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), era marcado por celebrações, enfatizando a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais usada no Hemisfério Ocidental e a maior no Hemisfério Sul.

Nesta Escola, no presente ano letivo, esta data vai ser celebrada através de diversas ações:

Ler mais...

Dia Mundial do Livro - 23 de abril

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Esta data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996, por decisão da UNESCO, nesta data. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, porque neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A comemoração desta efeméride teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, onde “uma rosa é oferecida a quem comprar um livro”.

Na Escola Secundária de Palmela, esta data vai ser comemorada através de várias ações:

  • Participação da Equipa da BE/CRE no “Encontro em linha com Mia Couto”, evento criado pelo Plano Nacional de Leitura 2027 para as escolas detentoras de Clubes de Leitura (CLE) – a nossa Escola foi integrada no presente ano civil;
  • Exposição bibliográfica de obras que integram as listas de Educação Literária (EB e ES);
  • Mostra de cartazes com frases de autores célebres.

Para ilustrar esta notícia, foi selecionado um Cartaz dos ilustradores Susana Diniz e Pedro Semeano (dupla conhecida por Adamastor), Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2020.

DIA MUNDIAL DO LIVRO 2021

Concurso Literário: “O tempo ao contrário” – Participação até 10 de maio (17:00 horas)

cartaz

Este ano as bibliotecas de Palmela lançam a 2ª edição do Concurso Literário, intitulado “O tempo ao contrário”, sob o tema: Liberdade - modalidade “conto”.

Este concurso destina-se à população de Palmela e engloba 3 escalões:

  • 1º escalão (6-11anos)
  • 2º escalão (12-17anos)
  • 3º escalão (maiores de 18 anos)

Ler mais...

Polvos em crochet no serviço de Neonatologia, do Hospital de Santa Maria

A biblioteca da Escola Secundária de Palmela aderiu, no ano letivo 2017-2018, ao projeto dinamarquês “Danish Octo Project”, que tinha surgido recentemente em Portugal, no centro Hospitalar de S. João. Este projeto consiste em colocar um polvo em crochet, feito por voluntários em todo o mundo, junto a bebés prematuros (segundo um grupo de investigadores, os tentáculos do polvo assemelham-se a um cordão umbilical), pretendendo-se, assim, estabilizar o estado de saúde do recém-nascido.

Aderiram a este projeto, alunos da turma A, do 7.º ano (de 2017/2018), em conjunto com seus familiares e algumas docentes da Escola, tendo-se reunido, no total, 14 “polvinhos” para oferecer a uma maternidade.

Devido a constrangimentos de diversa ordem, a entrega foi adiada para o mês de março deste ano, tendo sido agora possível, finalmente, proporcionar a 14 bebés do Serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria, o seu usufruto.

Muito gratas ficamos, a todos os que participaram neste projeto, e esperamos, num futuro próximo, poder dar continuidade ao mesmo, de forma a satisfazer o pedido do Hospital.

Saudações bibliotecárias da Equipa da BE/CRE.

bebe prematuro     polvinhos 14 ESP