Feira do Livro (de Natal) da ESPalmela

Mais uma época natalícia a decorrer e, como habitualmente, mais uma Feira do Livro, dinamizada pela Biblioteca Escolar desta escola, que estará patente na BE/CRE de 23 de novembro a 7 de dezembro de 2021. Este ano, a nossa feira está a ser desenvolvida em parceria com a Porto Editora e conseguimos oferecer aos nossos visitantes um desconto de 15% sobre o preço de venda ao público.

Uma vez que nos encontramos numa fase de troca de “prendas” e sabendo nós que um livro é sempre um presente muito valioso, para além das ofertas que gostamos de fazer a nós próprios, vimos relembrar a existência deste evento, que tem como principal objetivo a promoção e a divulgação do livro (quer de apoio ao estudo, quer de leitura recreativa).

Sejamos céleres no adiantamento das compras de Natal, e, ao mesmo tempo, aproveitemos os preços convidativos, não esquecendo que com este nosso simples ato, estamos a contribuir para o aumento do fundo documental da nossa biblioteca.

P’la Equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro

FL 2021     Natal ESP 2021

Clique nas imagens para ampliar

Concurso Nacional de Leitura - 1.º Momento: Prova Escolar

CNL banner artigo

A nossa escola vai participar na 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Alguns dos nossos alunos, já terão participado, em anos anteriores, neste concurso. Outros, ainda não passaram por essa experiência, e poderão vir a participar, pela primeira vez, neste concurso, de âmbito nacional, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com outras instituições, com o objetivo “estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”.

Ler mais...

Concurso de cartazes: Secundária de Palmela, de outubro a dezembro de 2021

No âmbito da celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e tendo em linha de conta o tema definido pelo Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela (GBECP) para o presente ano letivo, a Biblioteca desta Escola propôs desenvolver um conjunto de iniciativas, das quais se destaca um concurso de cartazes.

Desta forma, divulgamos a abertura do Concurso de Cartazes "Memórias do Património Construído”, destinado a toda a comunidade educativa desta Escola, o qual será dividido em 3 categorias A, B e C, destinadas a alunos, pessoal docente e pessoal não docente, respetivamente, que terminará no próximo dia 17 de dezembro de 2021 (final do 1.º período letivo), cujo regulamento se apresenta.

Apelando ao envolvimento e participação de todos, neste concurso, apresentamos saudações bibliotecárias,

P'la equipa da BE/CRE,
Maria José Ribeiro

concurso cartazes

Clique na imagem para abrir o regulamento

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares – Outubro de 2021

No âmbito da celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), e seguindo o tema proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares para o presente ano letivo “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”, a Biblioteca desta Escola propôs dinamizar um conjunto de atividades, nomeadamente:

Concurso de cartazes digitais: fotografias originais, complementadas por slogans, subordinados ao tema concelhio “Memórias do património construído” (Regulamento a divulgar, no Portal, até ao final do mês de outubro);

Exposição bibliográfica “Outono na ESPALMELA – Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”, na montra da BE/CRE;

• Atividade conjunta com o PES, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Alimentação (16/10);

Criação de momentos de leitura, na BE/ CRE, seguindo o tema proposto para o MIBE, pela RBE “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.

Assim, apelamos à participação dos alunos nas ações propostas e, em caso de necessitarem de algum esclarecimento, podem sempre recorrer aos elementos da Equipa da Biblioteca.

cartaz mibe 2021.jng

(Clique na imagem para ampliar)

Exposição de trabalhos da 7ª Edição do projeto Kid`s Guernica

Esta mostra de trabalhos, na BE/CRE, pretende dar a conhecer o resultado da participação de alunos da nossa escola, no ano letivo passado, 2019/2020, na 7ª edição do Projeto Kid´s Guernica, promovida pela AMRS (Associação de Municípios da Região de Setúbal). Participaram duas turmas, o 9ºE e o 9ºD, sob a orientação da profª de Educação Visual, Ana Fialho.

"Participação como ferramenta da Paz e da Igualdade" foi o tema que fomentou uma reflexão, pelos alunos, que nos seus trabalhos uniram a simbologia e elementos do quadro "Guernica" de Pablo Picasso, com elementos resultantes de uma pesquisa acerca do tema da participação cívica na sociedade e do papel ativo do cidadão, na luta pelos seus direitos.

No ano passado, devido a constrangimentos relativos à pandemia Covid-19, a edição Kid´s Guernica não teve a habitual festa de encerramento em que todas as escolas participam e convivem, nem teve a exposição itinerante em vários espaços do distrito. No entanto, o resultado do empenho nesta edição da Kid´s Guernica pelos alunos da nossa escola, projeto que é bianual e conta com escolas de todo o país e de todo o mundo, está agora patente na Biblioteca, para ser apreciado até ao dia 21 de maio.

atividade biblioteca