Acessos: 2373

PRINT OceanAlive MariscarSemLixo8 Junho Resultados"Nesta ação participaram 79 jovens do 8º ano e do ensino profissional que, durante a manhã do dia 08 de Junho, retiraram um total de 256kg de resíduos. Parte destes resíduos(principalmente plásticos e metais), 98kg, serão reciclados. Foram também recolhidas 91 embalagens de plástico de sal abandonadas pelos mariscadores do lingueirão (resultados pormenorizados no documento que anexamos).

A missão desta ação foi sensibilizar os jovens locais para o problema do lixo marinho promovendo a alteração dos seus comportamentos. Esta faixa etária foi escolhida como voluntários desta ação porque se verifica que os jovens negligenciam o problema do lixo e têm comportamentos negativos, apesar de quando mais novos, terem tido uma aprendizagem sobre a problemática dos resíduos e da reciclagem.

Analisando os testemunhos dos alunos (Setúbal e Palmela) conseguimos obter uma ideia do impacto desta ação onde, para além de comentários mais gerais do estilo "gostei muito" ou "quero repetir no próximo ano"; encontramos comentários que nos fazem acreditar que temos a desabrochar futuros "Guardiões do Mar", tais como "eu gostei bastante da atividade (...) que nos ajudou a perceber que temos de cuidar do ambiente em que vivemos" ou "(...) podemos todos fazer um bocadinho para melhorar o nosso habitat (que é o mundo) para o nosso bem-estar" ou ainda "para incluírem mais pessoas nesta atividade devemos sensibilizar mais pessoas e a nossa família e amigos".

Obrigada à Escola Secundária de Palmela, em especial à professora Helena Capela e seus alunos, por se juntarem à Ocean Alive neste esforço pela sensibilização e mudança de consciências para promoção de um estuário do Sado mais limpo e mantido por todos, só possível com o vosso apoio.

Já estamos a preparar a próxima ação, que terá lugar no dia 22 de Julho, enviaremos brevemente um e-mail com mais informações. Contamos convosco!

Saudações do fundo do mar

Elda Jara Doutel"