Acessos: 3085

JogoAoTextoO projeto Do Jogo ao Texto apresenta a sua décima-terceira edição, desde que, em 1990, surgiu pela primeira vez. Isto é: treze edições, em 27 anos de projeto, mais de um quarto de século que se assinala com este aparecimento. A antologia, coordenada pelo professor João Reis Ribeiro e com capa da aluna Teresa Garcia, pode ser descarregada clicando sobre a imagem.
Objetivo único: a arte da escrita praticada por alguns dos nossos alunos, depois das escolhas dos respetivos professores da área do Português - Professores Ana Maria Maroto (7 B), Cristina Falcão (12 D), Deolinda Ferreira (12 A, 12 B), Dinora Ferreira (10 F), Eva Fernandes (11 F, 11 G), João Reis Ribeiro (9 A, 9 B, 11 A, 11 B), Maria do Céu Couto (8 A) e Maria do Céu Ventura (8 D) e ainda com a colaboração das professoras Helena Capela (9 D, 9 E, 12 GPSI), Maria José Ribeiro (BE/CRE) e Maria Irene Pereira (Artes). No conjunto, é uma antologia de um ano letivo, o de 2016/2017, por onde passam sentimentos, emoções e histórias; por onde transitam textos livres e outros orientados, alguns feitos no aconchego da privacidade de cada um e outros em situação de teste ou de aula, ali aparecidos sem outro tempo de pensamento que não fosse o da resolução do próprio exercício.

Há linhas temáticas comuns, umas decorrentes dos conteúdos dos programas da disciplina de Português, outras com origem na vida e no sentir de todos os dias; há textos que se tornaram paradigma; há textos de louvor, de afetos; há experiências de poemas que outros poemas são, desenhos com letras e palavras que ondulam na energia da imaginação; há dizeres e sentires que se derramam sobre a escrita em tentativas literárias que nos surpreendem; há olhares por janelas reais e por janelas da imaginação. Há vida nestas palavras, texto neste jogo de dizer e de escrever.
São 68 autores que por aqui passam. A partilhar o seu sentir, a dar conta do caminho e da experiência pessoal que cada um trilha. Desde que em 1990 saiu o primeiro volume de Do jogo ao texto, já passaram por esta antologia, incluindo a edição deste ano, 890 autores, todos eles alunos da nossa Escola.

LISTA DOS ALUNOS AUTORES COM INDICAÇÃO DAS TURMAS A QUE PERTENCERAM EM 2016/2017:
7º B – Madalena Vida
8º A – Adriana Rodrigues, Carolina Carvalho
8º D – André Santos, Filipe Leitão, Inês Timóteo, Lara Félix, Leonor Lima, Maria Zoé Parrinha, Marta Guinote
9º A – Catarina André, Constança Ilunga, Duarte Oliveira, Filipa Santos, Francisco Trovão, João Biu, Manuel Ratola, Mariana Cachão, Rafael Baptista, Sofia Sena, Tomás David, Tomás Lourenço, Tomás Picado
9º B – Beatriz Silva, Carlos Matos, Diogo Martins, Érica Ramos, João Claro, João Vale, Laura Costa, Leonor Carmo Santos, Raquel Lopes, Rita Sezinando, Tiago Batista, Tiago Brum
9º D – Joana Silva
9º E – Ana Prata, André Marques, Beatriz Pato, Carolina Martins, Eliana Miranda, Mariana Lemos, Maria Inês Paço
10º F – Matilde Alvim, Rita Martins
11º A – Afonso Ribeiro, Ana Pacheco, Carlos Pereira, Joana Silva, Rita Ferreira
11º B – Gonçalo Vicente, Jessica Ribeiro, Joana Martins
11º F – Catarina Amaro, Yuliya Chikivchuk
11º G – Carolina Pinheiro, Manuel Pôla
12º A – Bárbara Maurício, Diogo Ramos, Mariana Antunes, Paulo Curado, Henrique Figueiredo, Paula Stroia
12º B – João Lesto, João Silva, Vasco Cremon Lemos
12º D – Duarte Fortuna
12º GPSI – Nuno Silva