premio marioSoares

A turma de Humanidades, 12ºE, voltou a envolver-se em atividades de cidadania, aderindo, desta vez, ao desafio do Prémio Mário Soares Cidadania e Desenvolvimento.

Após um mês de pesquisa e organização de dados sobre a ideia de Europa, desde Vitor Hugo até hoje, cinco alunos da turma, Bárbara Cravo, Bruna Almeida, João Luís, Marco Lima e Pedro Contreiras, lançaram mãos à obra.

Com os objetivos de contribuir para a valorização da dimensão europeia da cidadania, aprofundar conteúdos curriculares e provar que há mais mundo, além da preparação para exames, estes alunos elaboraram um trabalho escrito, intitulado Diálogo Improvável.

Após uma pequena provocação, onde simulam um diálogo propositadamente anacrónico entre o europeísta convicto Mário Soares e o eurocético André Ventura, as vinte páginas do trabalho, apresentam uma síntese criativa e reflexiva sobre a cidadania europeia, destacando as vicissitudes e as potencialidades da UE, num mundo estremecido pela atual guerra em território europeu.

Veja aqui o vídeo de divulgação

 https://www.youtube.com/watch?v=GW_e1wk8Qc4