Registos da Semana da Leitura (6 a 9 de março de 2018)

SL 7mar M 19No período de 6 a 9 de março de 2018, no âmbito da 12ª edição da Semana da Leitura, subordinada ao tema “Liberta o leitor que há em ti” foram desenvolvidas na Escola Secundária de Palmela iniciativas diversificadas, com o objetivo de despertar o prazer da leitura e valorizá-la em situações e contextos múltiplos.
Foi "nosso" objetivo primordial seguir o lema sugerido para a semana da leitura, junto do universo escolar, sempre numa tentativa de elevar os níveis de literacia dos alunos e de fomentar a festa da leitura e do prazer de ler, com recurso a atividades ligadas à escrita, à leitura, à apresentação de livros e de temas e à criação de momentos de reflexão em torno de questões como a versatilidade e a globalização presentes no mundo atual, imprescindíveis para uma boa inserção na sociedade do século XXI e facilitadoras do entendimento entre os povos.


Neste período, foram desenvolvidas diferentes atividades, das quais destacamos: sessões de contos, palestras com escritores, sessões literárias, colóquios, rodas de leitura, mini-maratonas de leitura, leitura em diversos idiomas e, não menos importante, sessões de narração, articuladas com a respetiva ilustração.
As diversas iniciativas, que tiveram lugar durante a Semana da Leitura, envolveram alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino e funcionários da escola, assim como convidados externos, com o desígnio de tornar este evento em algo de diferente e original.
No total, participaram na Semana da Leitura 538 elementos, a saber: 482 alunos; 49 professores e 7 convidados.

  • A “Palestra com o escritor João Rebocho Pais”, que falou da sua vocação para a escrita, motivada pelo gosto pela leitura que cultivou desde criança e pelo conhecimento de culturas distintas e inspiradoras, possibilitadas pela sua profissão (comissário de bordo), foi dinamizada pela Biblioteca Escolar e teve lugar no auditório, na tarde do dia 5, tendo ultrapassado as nossas expectativas, quer quanto ao interesse demonstrado pelos participantes, quer em termos da participação. Esta ação contou com um total de 186 elementos: 171 alunos, 13 professores e 2 convidados.
  • A “Conversa com o autor Rui Carvalheira”, destinada aos alunos do ensino básico e do ensino secundário, promovida pela Biblioteca desta escola, que decorreu na manhã do dia 6, no auditório, possibilitou uma nova perspectiva sobre a adaptação à vivência na sociedade actual, em que são necessárias múltiplas e variadas competências para uma boa inserção no mundo laboral, uma vez que existe grande competição e grau de exigência nas ofertas de emprego, precariedade, sendo cada vez mais necessário ser multifacetado para se poder sobreviver com alguma dignidade. O nosso convidado acumula as funções de editor e realizador, com as de formador e de escritor. Este evento registou a presença de 106 participantes: 98 alunos e 8 professores.
  • A “mini-maratona d’Os Lusíadas”, orientada pela docente Maria do Céu Couto, cujo público-alvo foi a turma B, do 9º ano, decorreu no dia 6, de tarde, na Biblioteca e teve como principal objetivo ler continuada e ininterruptamente “os cantos” da referida obra, durante 45 minutos, o tempo previsto para a iniciativa. Esta ação registou a presença de 22 participantes: 19 alunos e 3 professores.
  • A “Leitura de textos em diversos idiomas”, orientada por Dinora Ferreira, professora de Português Língua Não Materna foi uma iniciativa que juntou os alunos oriundos de outros países e outros discentes e docentes desta Escola, num momento de leitura conjunta, em que cada interveniente leu um texto na sua língua materna ou noutra que dominasse, explicando, posteriormente, o que acabara de ler. Foi um momento único e magnífico, em que foi possível refletir sobre a importância do domínio das línguas, na sociedade atual. Este evento decorreu durante a manhã, do dia 7, na Biblioteca, e reuniu 29 participantes: 23 alunos e 6 professores.
  • A “Leitura dramatizada do conto O gato malhado e a andorinha Sinhá” foi desenvolvida, magnificamente, pelos alunos da turma E, do 8º ano, sob a direção da docente Ermelinda Machete. Aconteceu no dia 7, de tarde, na BE/CRE, tornando-se num momento de leitura alegre e apelativo, em que “os alunos despertaram o leitor que havia neles” e “praticaram o ato de ler por prazer”. Esta atividade contou com a presença de 22 participantes: 20 alunos e 2 professores.
  • A “Apresentação do livro O Chevrolet cor de coral”, pela autora Ana Vilhena, superou as expectativas dos intervenientes porque, para além da leitura de excertos da obra, por docentes e discentes, houve lugar a uma excelente descrição do antigo Congo Belga (local onde decorre a ação), ao nível da fauna, flora e cultura. Presenciaram esta atividade 2 turmas dos cursos profissionais, 10ºGPSI e 11ºTAR_V, acompanhadas pelos docentes de Área de Integração. Esta apresentação decorreu no dia 8, de tarde, na BE/CRE e reuniu 30 elementos: 25 alunos e 5 professores.
  • A “Narração de contos, dinamizada por Maria Rouco”, que veio acompanhada pela ilustradora e o prefaciador do livro “Em Alfama”, instrumento utilizado para contar algumas das suas histórias, teve como público-alvo alunos do Ensino Básico e Secundário (Curso Profissional de Apoio à Infância e de Artes). Foi desenvolvida na manhã do dia 9, no auditório, e possibilitou uma eloquente viagem pelo mundo dos contos tradicionais portugueses, tendo sido muito apreciada por todos os que assistiram a este evento. Registou a presença de 117 participantes: 104 alunos, 8 professores e 5 elementos da comunidade local.
  • O colóquio “Casaram e foram (in)felizes para sempre?”, dinamizado pela doutora Maria Lin Moniz, foi estruturado no âmbito da disciplina de Sociologia e teve como público-alvo a turma D, do 12º ano. Esta iniciativa possibilitou a leitura de excertos de diversas obras que abordam esta temática (em culturas diferenciadas e em diferentes contextos históricos), tendo sido indutora da reflexão e da partilha de opiniões sobre as leituras apresentadas. Esta ação decorreu no dia 9, de tarde, na Biblioteca e registou a presença de 26 participantes: 22 alunos e 4 professores.

Por todas estas evidências, consideramos que podemos congratular-nos pelo sucesso desta semana plural e multifacetada, o qual seria inalcançável sem a participação, o empenho, o entusiasmo e a colaboração de todos os intervenientes.

Os nossos sinceros agradecimentos aos alunos que colaboraram nas diversas atividades e a todos os restantes elementos, que tão carinhosamente intervieram nesta “Semana”, que, pretendemos, tenham sido do vosso agrado!

SL 5mar.JRP SL 6mar M RC alunoSL 7mar T 19

 SL 6mar T

SL 8mar T 2

 

SL 9mar TSL 9mar M 2

C3R - Clube da Ciência Código e Robótica da Escola Secundária de Palmela

logo2

-------------------------------

logoeras

 Estes são os projetos europeus em que a escola está a participar:

logoplaton

cropped logoScoreLlarg

awarded etwinning school label

 

-------------------------------

Blogue "Viajar no Património"

Projeto dos alunos 10º Ano da turma do Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Palmela

Municipio Palmela

ensinaRTP

seguranet