Apontamentos da palestra "A Ordem de Santiago e as suas tradições"

oradores da palestra2No passado dia 23 de janeiro, decorreu, pelas 10 horas e 10 minutos, no auditório da Escola Secundária de Palmela, a Palestra “Ordem de Santiago e as suas tradições”, em que participaram no total 128 elementos, designadamente 117 alunos, 8 professores e os 3 oradores da palestra.
Esta iniciativa, constante do Plano Anual de Atividades da BE/CRE, surgiu no âmbito do tema concelhio proposto pelo Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela para o presente ano letivo e teve grande impacto na comunidade educativa, pois tornou possível uma breve abordagem sobre a história e tradições desta região. No final, todos os participantes tiveram a oportunidade de degustar os deliciosos “Pastéis de Santiago”, gentilmente oferecidos pelo senhor Nuno Gil, representante da Confraria Gastronómica de Palmela e da confeitaria de S. Julião (onde são confecionados os pastéis de Santiago, a tarte de Santiago e as fogaças).


Esta sessão também contou com a preciosa presença da Dra. Teresa Rosendo (do Museu Municipal de Palmela), que proporcionou uma breve apresentação histórica da Ordem de Santiago e da sua importância para o concelho e com a significativa participação do Dr. António Simão (em representação das Bibliotecas de Palmela), que tão eficazmente aludiu à importância do fundo local e da colaboração da Biblioteca Municipal.
Agradecemos aos oradores a sua disponibilidade para colaborarem com a Escola no desenvolvimento deste projeto e aos participantes que aceitaram o nosso convite para conhecerem um pouco mais sobre a história local.

P’la Equipa da BE/CRE

placard exp ordem de santiagopasteis ordem de santiago folhetos e pasteisdivisão dos pasteiseu e pasteisauditorio

C3R - Clube da Ciência Código e Robótica da Escola Secundária de Palmela

logo2

-------------------------------

logoeras

 Estes são os projetos europeus em que a escola está a participar:

logoplaton

cropped logoScoreLlarg

awarded etwinning school label

 

-------------------------------

Blogue "Viajar no Património"

Projeto dos alunos 10º Ano da turma do Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Palmela

Municipio Palmela

ensinaRTP

seguranet