Categoria hospedeira: Serviços técnico-pedagógicos

foto reg. con vídeos

O Concurso de Vídeos da nossa escola, subordinado ao tema “Descobrir caminhos para a saúde e o bem estar”, promovido pela Biblioteca, decorreu no período previsto (até 18 de dezembro – final do 1.º período letivo).

Foram nossos objetivos primordiais, incentivar e promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a literacia dos media, bem como o de seguir o tema proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, sempre numa tentativa de elevar os níveis de literacia dos nossos alunos.

Esta iniciativa envolveu 12 alunos do 8.º ano (5 alunos da turma A e 7 alunos da turma E), tendo sido enviados para concurso 9 vídeos, alguns produzidos a pares. Participaram neste concurso os alunos Ana Sofia Gato, Fabiana Pé-Curto, Guilherme Topete, Laura Martins, Tiago Sousa (do 8.ºA) e Beatriz Ribeiro, Daniela Serra, Ema Oliveira, Mariana Melo, Matilde Simões, Rafael Santos e Sara Astúcia (do 8.ºE).

Já em março, foi realizada a reunião com o júri do concurso (por videoconferência), para se proceder à análise e avaliação dos trabalhos, que reuniu: um representante da Direção (professora Maria dos Anjos Messias - adjunta); um representante do Grupo 550 – Informática (professora Carla Coutinho); um representante do Grupo 620 – Educação Física (professora Sara Barreto); um representante do Grupo de Bibliotecas Escolares/Rede de Bibliotecas Escolares – coordenadora interconcelhia (doutora Margarida Chaves); e a professora bibliotecária, Coordenadora da entidade promotora do concurso (professora Maria José Ribeiro).

Feita a avaliação e seriação dos vídeos, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, nomeadamente: - imagem; - som; - guião; - coerência com a temática do concurso; e - originalidade, foram apurados o 1º, 2º e 3º lugares, cujos autores são:

No final da reunião, a docente Margarida Chaves elogiou a iniciativa da escola pelo facto de ter promovido um concurso no âmbito da literacia dos media e incentivou a escola a participar noutros concursos externos, desta natureza.

Os nossos agradecimentos aos alunos que participaram no concurso e a todos os professores que estabeleceram parcerias e colaboraram neste projeto.

Parabéns aos alunos premiados!!!

P’la Equipa da BE/CRE, Maria José Ribeiro