Categoria hospedeira: Serviços técnico-pedagógicos
Acessos: 2162

O 25 de Abril foi assinalado na nossa Escola em duas vertentes, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, numa realização que envolveu o projeto “Viajar no Património”, a área de Cidadania e Desenvolvimento, a BE/CRE, o Conservatório Regional de Música de Palmela e a Câmara Municipal de Palmela.

Desde 23 de abril, no átrio da Escola, está patente (até 15 de maio) a exposição “A PIDE em Pinhal Novo”, que relembra casos vários de prisões feitas naquela freguesia do concelho de Palmela, trabalho resultante de investigação feita por José António Cabrita, recentemente publicada.

Celebrar o 25 de abril na Escola 1       Celebrar o 25 de abril na Escola 2

Em 29 de abril, foi o momento principal, tendo sido tema de destaque a guerra colonial, em sessão realizada no auditório, assegurada por alguns professores e por alunos das turmas de 7º ano (Cidadania e Desenvolvimento), 10º E, 10º TAR, 11º E e 11º TAR-C, que foram responsáveis por momentos de dança, de leitura de poesia e de recolha de testemunhos junto de familiares para um documentário em vídeo sobre memórias do 25 de Abril.

Na sessão de debate, estiveram presentes: António Correia, ex-padre e antigo professor da ESP; Maria Alice Samara, historiadora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa, com vasta obra publicada sobre a contemporaneidade portuguesa; Carlos Matos Gomes, militar e autor de obra historiográfica (sobre a guerra colonial e sobre a Grande Guerra) e literária (que assina sob o pseudónimo de Carlos Vale Ferraz); Adilo Costa (vereador da Câmara Municipal de Palmela).

A guerra colonial foi abordada na perspetiva das memórias e do sofrimento social, na dimensão histórica e militar, numa pluralidade de leituras de que ficaram lições intensas. Como referiu Carlos Matos Gomes, “em todas as guerras se sabe como é o seu começo, mas ignora-se como vai ser o seu desenvolvimento e o seu desfecho”.
A sessão terminou com um grupo de alunas que frequentam o Conservatório de Palmela a interpretar as canções “Vejam bem” e “Grândola Vila Morena”, com arranjos do professor José Condinho.