No dia em que Fernando Pessoa veio à Escola...

2017 12 06 ESP Fernandoem Pessoa Jose Nobre 01Fernando Pessoa teve um encontro com os alunos de 12º ano da nossa Escola. Foi em 6 de Dezembro, conforme anunciado, e chegou pela mão e pela voz do ator José Nobre.
A sessão foi marcada pelo discurso na primeira pessoa, por histórias da vida do poeta, por referências ao contexto da época, pela leitura de poemas e também pela leitura de um texto pessoano, em dueto, em que o ator foi acompanhado pela aluna Raquel Torres, do 12º H.
Para registo e memória, seguem-se os comentários de alguns alunos.


CARLOS PEREIRA (12º C): “A sessão com, ou melhor, sobre Fernando Pessoa foi definitivamente das melhores sessões que tive o prazer de presenciar dentro do belo auditório da nossa humilde escola. Uma apresentação cuidada, rigorosa, mas com um espírito de improvisação e um ambiente humorístico que realmente cativou a plateia. Ao longo da sessão, "Fernando Pessoa" deu-nos a conhecer um pouco mais sobre a sua obra, sendo que os excertos lidos foram, na minha opinião, muito bem escolhidos, pela sequencialização em que se encaixavam na sessão e pela pura beleza dos versos antigos; conjuntamente com um maior aprofundamento da sua história de vida, desde o nascimento, passando pelos conflitos, tanto interiores como exteriores, ao pensativo cigarro com que lentamente se "suicidava". Um honroso testemunho ao herói literário que foi, e é, Fernando Pessoa.”
FRANCISCO SIMÃO (12º B): “A sessão sobre Fernando Pessoa foi como se estivéssemos a viver no passado, ouvindo o seu “fantasma”, como o ator assim se definiu, a contar e a reviver os momentos mais importantes da sua vida! Achei uma maneira bastante interessante de aprender um pouco mais sobre este grande poeta e de alguma forma compreender melhor a sua maneira de escrever e pensar. O facto de o ator ter um bom sentido de humor e conseguir ser bastante cómico contribuiu para que a sessão fosse divertida. Esta iniciativa de levar os alunos a aprender a matéria de um modo diferente do habitual é bastante empolgante, por assim dizer, pois motiva os alunos a adquirirem os conhecimentos e a cultura de uma maneira muito mais fora do comum.”
ANDREIA TRINDADE (12º B): “Estava com muitas expectativas, mas não me desiludi. A sessão foi muito didática - muito explicativa, mas com muita comédia à mistura, o que me agradou bastante. Deu para conhecer um pouco mais sobre a vida pessoal e profissional de Fernando Pessoa. Despertou-me um maior interesse pelo poeta e pelas suas obras, pela forma divertida e muito expressiva das interpretações do ator.”
CATARINA SIMÕES (12º C): “Bem… o que é que posso dizer sobre esta atuação? Que gostei? Que me diverti? Acho que falo por todos nós, alunos do 12º ano, quando digo que este “encontro” com o fantasma de Fernando Pessoa não foi de todo o que esperava. Esta atuação, além de extremamente original e divertida, foi também educativa e cativante! Permitiu-nos ver Fernando Pessoa como uma pessoa real, que teve uma vida real, com sentimentos e emoções, que fez muito mais do que escrever os poemas que hoje estudamos. Foi uma excelente apresentação que não só deve ir a outras escolas, como “viajar” por outros escritores!”
RODRIGO PÊGAS (12º B): “O ator, José Nobre, que desempenhou o papel de Pessoa, esteve bastante bem, conseguiu captar a atenção e cativar o público para se manter interessado durante toda a apresentação. Gostei bastante do facto de o ator ter recorrido ao humor para tornar as coisas mais descontraídas; de certa forma “quebrou o gelo” com as suas piadas e interações humorísticas que fez ao longo da apresentação com o público. Conseguiu falar-nos de Fernando Pessoa com uma linguagem menos formal, isto fez com que nós (alunos) tivéssemos quase a sensação de estar mesmo a ouvir o próprio Pessoa a falar sobre si em vez de outra pessoa a fazê-lo, o que torna as coisas mais interessantes e de certa forma mais fáceis de aprender.”
INÊS CARVALHO (12º B): “Considero que a sessão sobre Fernando Pessoa a que assistimos foi bastante vantajosa para a compreensão, não somente das suas obras como também das suas marcas como escritor e poeta. O facto de a caracterização e capacidade de expressão do ator se assemelhar muito com a figura de Fernando Pessoa contribuiu para o entendimento das obras que nos declamou e para retermos na memória alguns aspetos verdadeiramente relevantes acerca da vida deste tão importante poeta. O tom irónico e sarcástico do ator ajudou também na captação da nossa atenção.”
AFONSO RIBEIRO (12º C): “São diversos os exemplos: personagens de obras televisivas ou cinematográficas que tentam, forçadamente, estabelecer uma relação com um público mais jovem, tentativas estas que passam pela replicação do seu comportamento e adoção da sua linguagem por parte de um locutor que se encontra completamente fora de sincronia com a sua audiência. O resultado é uma experiência simplesmente embaraçosa e constrangedora para ambas as partes envolvidas. O ator José Nobre conseguiu evitar exatamente isto na sua sessão ‘Fernando, em Pessoa’. Ter conseguido agarrar todo um auditório, desde aqueles que adoraram Fernando Pessoa desde o início àqueles que passam as aulas de Português num doce prazer onírico é, sem sombra de dúvida, indicativo da sua enorme capacidade enquanto ator e leva a desejar mais espetáculos como este.”
INÊS FIGUEIREDO (12º C): “Durante 90 minutos José Nobre conseguiu conquistar o interesse de todos os jovens presentes, até mesmo o daqueles que veem Fernando Pessoa como motivo de desespero! O ator, interpretando o papel de Fernando Pessoa, deu-nos a conhecer aspetos importantes da vida do poeta e, de uma forma muito expressiva e cativante, recitou poemas dos seus heterónimos. Foi um momento de aprendizagem muito enriquecedor, com gargalhadas e momentos mais sérios e que de certa forma suscitou mais interesse no que diz respeito aos nossos estudos sobre Fernando Pessoa.”

C3R - Clube da Ciência Código e Robótica da Escola Secundária de Palmela

logo2

-------------------------------

logoeras

 Estes são os projetos europeus em que a escola está a participar:

logoplaton

cropped logoScoreLlarg

awarded etwinning school label

 

-------------------------------

Blogue "Viajar no Património"

Projeto dos alunos 10º Ano da turma do Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Palmela

Municipio Palmela

ensinaRTP

seguranet