Palmela recebe encontro sobre a «diabetes na escola»

diabetes0aO 1º Encontro sobre Diabetes Juvenil, promovido pela Unidade Coordenadora Funcional (UCF) da Diabetes de Setúbal e pela Equipa de Saúde Escolar do ACES da Arrábida, realiza-se dia 22 de janeiro, no Auditório da Escola Secundária de Palmela. A iniciativa, cuja inscrição é gratuita, está subordinada ao tema: "A Escola e a... Diabetes... na Escola".

A reunião é dirigida a docentes e não docentes de todos os níveis de escolaridade, pais e encarregados de educação, profissionais de saúde e estudantes do Ensino Superior, nomeadamente, nas áreas de Enfermagem, Ensino Básico e Medicina, mas não só. A inscrição é gratuita.

Melhor inclusão escolar das crianças e jovens com diabetes

De acordo com a Comissão Organizadora, o objetivo do encontro consiste em promover a partilha e aquisição de conhecimentos na área da diabetes, "a partir da divulgação de experiências e boas práticas junto de profissionais de saúde e da educação, bem como pais e encarregados de educação, estando as crianças e jovens com diabetes no centro dos nossos cuidados, promovendo a sua saúde e garantindo a sua adaptação ao contexto escolar o mais precocemente possível".

É também indicado que a identificação precoce das crianças e jovens com diabetes pelas unidades funcionais dos ACES, pelos centros hospitalares "ou até mesmo pelas escolas, bem como a sua referenciação às Equipas de Saúde Escolar será uma mais valia na promoção e integração destas crianças e jovens no ambiente escolar, proporcionando uma melhor inclusão escolar tal como preconizado pelo Programa Nacional de Saúde Escolar".

Equipas multidisciplinares

Relativamente ao papel das equipas multidisciplinares, no âmbito da saúde e da educação, a sua "articulação eficaz" é considerada como um fator "fundamental para o bom desenvolvimento destas crianças e jovens". O programa do encontro reflete a importância dessa vertente multidisciplinar, com a participação de especialistas de Endocrinologia, Pediatria, Psicologia, Nutrição, Higiene Oral, Saúde Pública e de Enfermagem.

No último painel, intitulado "A Diabetes e dia-a-dia na escola", o debate conta também com a participação de um professor, que abordará o papel dos profissionais da escola, e de uma mãe/pai, bem como de um jovem adulto com diabetes, que darão as suas perspetivas. Será ainda debatido o papel específico dos profissionais de Saúde Escolar.

A sessão de abertura do evento conta com a presença de José Boavida, diretor do Programa Nacional para a Diabetes. Além de Pedro Lopes, diretor executivo do ACES da Arrábida, e de Rui Lourenço, diretor da Escola Secundária de Palmela, estarão também presentes Quitéria Rato, diretora clínica do Centro Hospitalar de Setúbal, e Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela. Ana Fryxell, presidente da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes de Setúbal irá intervir na sessão de encerramento.

Concurso de banda desenhada sobre diabetes mellitus

No âmbito deste 1º Encontro sobre Diabetes Juvenil, a Comissão Organizadora decidiu lançar o concurso "DM em BD". A iniciativa é dirigida às escolas de 1º 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário dos Concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal - a área de abrangência da Equipa de Saúde Escolar do ACES da Arrábida. Os alunos são convidados a desenvolver, até ao dia 8 de janeiro, trabalhos em Banda Desenhada que "promovam o conhecimento acerca da Diabetes Mellitus (tipo I ou Tipo II), a sua prevenção e/ou controlo, junto de crianças, jovens e jovens adultos".

Contactos:
Secretariado: Unidade de Cuidados na Comunidade de Palmela - Saúde Escolar
Ana Paula Jacinto, assist. técnica (secretariado do Encontro)
Telefone: 21 233 98 00
End. eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comissão Organizadora:
Vânia Luis Carvalho, enfermeira UCC Palmela
End. eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

imagem exames nacionais

 

Oferta Formativa 2019/2020

 

paa 18 19

Plano Anual de Atividades 2018/2019

Correio institucional
Plataforma Moodle da Escola
GIAE
 DesportoEscolar
RedeBiblio
Siga-nos no facebook
MeoKanal

Siga-nos via twitter

Canal da Escola no YouTube

 

C3R - Clube da Ciência Código e Robótica da Escola Secundária de Palmela

logo2

-------------------------------

logoeras

 Estes são os projetos europeus em que a escola está a participar:

logoplaton

cropped logoScoreLlarg

awarded etwinning school label

 

-------------------------------

Blogue "Viajar no Património"

Projeto dos alunos 10º Ano da turma do Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Palmela

Municipio Palmela

ensinaRTP

seguranet