A NOSSA ESCOLA RECEBEU A TOCHA DA PAZ

Na tarde de 9 de fevereiro, a nossa Escola recebeu a Tocha da Paz, 1iniciativa que visou assinalar os 70 anos do fim da II Grande Guerra e os 70 anos do fim dos campos de concentração da responsabilidade nazi. Com este evento, a Escola Secundária de Palmela foi um dos três locais do concelho por onde a Tocha da Paz circulou neste seu périplo por Portugal, de onde seguirá rumo a Espanha, Áustria, República Checa e Grécia, para terminar em Berlim, em maio.


Foi um momento importante para a comunidade educativa este tempo de memória em que dezenas de alunos tiveram a possibilidade de viver a lembrança do que foi a humilhação do ser humano. A iniciativa abriu com a intervenções do Diretor, Rui Lourenço, que fez um apelo para a construção da paz a cargo de todos os homens e mulheres, e do Presidente do Conselho Geral, João Reis Ribeiro, lembrando que, não se podendo desfazer a História, era obrigação de todos a construção de uma História diferente, humana e livre. O programa contou com a colaboração dos alunos Ana Cebola (que fez breve apresentação do significado do evento, destacando a situação de sofrimento vivida no período da guerra e nos campos de concentração), Márcia Marto (que leu a carta enviada por Primo Levi à jovem Monica Perosino em 1983, afirmando que, embora tendo sofrido – foi prisioneiro em Auschwitz –, não havia razão para odiar os alemães, apesar das cumplicidades da época) e Mariana Cachão (que leu o poema de Primo Levi que abre o seu livro de memórias de Auschwitz "Se isto é um homem"). A cerimónia encerrou com um apontamento musical em que intervieram alunos da turma 11º G interpretando o "Coro dos Escravos" da ópera "Nabuco", de Verdi. Os alunos da turma 11º F participaram tendo a seu cargo o apoio técnico de som e filmagem e a turma do 12º ano de Turismo e Ambiente Rural participou no que foi a sua última ação na Escola antes do estágio, dando apoio à receção dos convidados e organização do evento. A coordenação da sessão esteve a cargo dos professores Arcângela Catela, João Ribeiro e Juliana Pereira.2
Além da comitiva que transportou a Tocha da Paz, a sessão contou com a presença do vereador Adilo Costa, da Câmara Municipal de Palmela, e de Fernando Baião, Presidente da Junta de Freguesia de Palmela.
A Tocha da Paz, iniciativa da FIR (Federação Internacional de Resistentes), começou, com a colaboração da URAP (União dos Resistentes e Antifascistas Portugueses), a circular em Portugal em 29 de janeiro, com percurso que acabará em Lisboa, em 12 de fevereiro.

imagem exames nacionais

 

Oferta Formativa 2019/2020

 

paa 18 19

Plano Anual de Atividades 2018/2019

Correio institucional
Plataforma Moodle da Escola
GIAE
 DesportoEscolar
RedeBiblio
Siga-nos no facebook
MeoKanal

Siga-nos via twitter

Canal da Escola no YouTube

 

C3R - Clube da Ciência Código e Robótica da Escola Secundária de Palmela

logo2

-------------------------------

logoeras

 Estes são os projetos europeus em que a escola está a participar:

logoplaton

cropped logoScoreLlarg

awarded etwinning school label

 

-------------------------------

Blogue "Viajar no Património"

Projeto dos alunos 10º Ano da turma do Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Palmela

Municipio Palmela

ensinaRTP

seguranet